Petrobras Distribuidora Abre Inscrições Para Seleção Pública De Cultura

• Escrito por  Gerência de Imprensa e Comunicação Interna BR Distribuidora
  • Publicado em Demais

Programa terá R$ 15 milhões para circulação de peças teatrais em todo o Brasil

A partir de 5/11, estão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), seleção pública específica para a circulação de peças teatrais no país. O objetivo é contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2017/2018.

O PPDC é uma parceria da Petrobras Distribuidora com o Ministério da Cultura. Para a seleção dos projetos, será feita uma análise técnica que leva em conta itens como a relevância da circulação, as ações propostas de formação de público e acessibilidade, o intercâmbio com grupos locais e o currículo dos profissionais. O regulamento completo estará disponível a partir de 5/11, em www.br.com.br/cultura.
As inscrições podem ser feitas até 30/01/2017, exclusivamente por meio do site, e as peças selecionadas deverão circular de 01/10/2017 a 30/11/2018. Os projetos não precisam estar previamente inscritos na Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para democratizar o acesso de proponentes de todo país, o programa manterá a regra da implementação de cotas, que selecionará, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas em cada região. Além disso, iniciativas de sucesso em edições anteriores continuarão: é o caso dos encontros com grupos de teatro locais para compartilhar experiências, em todas as cidades da circulação; e os projetos deverão oferecer, em todas as apresentações, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como tradução para Libras – a linguagem brasileira de sinais – e/ou audiodescrição.
“O objetivo do Programa é distribuir nossa diversidade cultural para todos os públicos, estimulando a formação de plateias, fomentando a reflexão e discussão dos temas abordados e possibilitando a troca de linguagens cênicas” diz Alena Aló, coordenadora de Patrocínio Cultural da Petrobras Distribuidora.

Histórico – Desde 2009, o PPDC contemplou 240 peças teatrais, que fizeram um total de 2.650 apresentações em 150 municípios de todos os estados, com um público superior a 650 mil espectadores.