Mizumo registra crescimento em serviços

• Escrito por  Via Pública Comunicação
  • Publicado em Demais

Mizumo registra crescimento em serviços

Com atendimento personalizado, detalhado e eficiente, empresa prevê elevação dos negócios na área de manutenção de ETEs, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Equipe especializada garante a qualidade dos serviços e dos sistemas instalados

Ao completar 15 anos de atividades, a Mizumo - integrante do Grupo Jacto e referência em sistemas que tratam e reaproveitam esgoto sanitário - registra importante crescimento dos negócios de sua Área de Serviços.

A empresa, que hoje conta com mais de 1.850 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) instaladas, vem aumentando os contratos de manutenção preventiva. A expectativa é de encerrar 2016 com um aumento de mais de 60% em relação aos contratos firmados em 2015.

A ampliação da Área de Serviços vem ocorrendo desde 2013, quando a Mizumo fez investimentos e adequou o suporte operacional conforme as necessidades dos clientes. Para tornar o atendimento mais ágil e preciso, foram contratados profissionais de vendas e de engenharia, que atuam para manter o bom funcionamento do sistema e propõem melhorias às ETEs já instaladas. Além de ter uma equipe própria e treinada, a empresa adquiriu veículos oficinas equipados, que permitem uma inspeção geral do equipamento.

De acordo com Pedro Marcelo Costa, Coordenador de Serviços da Mizumo, quando o sistema de tratamento de esgoto não é operado corretamente, além de trazer impactos ao meio ambiente, os empreendimentos, como indústrias, municípios, condomínios, hospitais, parques, hotéis, entre outros, correm o risco de serem autuados pelos órgãos competentes. “Os serviços que oferecemos passaram a ser um diferencial reconhecido pelos clientes, que não querem ter problemas com a ETE. Hoje, eles têm a percepção de que a manutenção preventiva é mais vantajosa, pois traz maior segurança e tranquilidade, nos aspectos técnicos e ambientais, ou seja, a eficiência da operação dentro das exigências legais dos órgãos ambientais”, comenta.

Manutenção corretiva x preventiva
Um dos diferenciais da empresa é o atendimento personalizado, na medida exata das necessidades do cliente. As ETEs são automatizadas e devem ter um responsável por observar qualquer sinal que comprometa seu funcionamento. Quando isso ocorre, esse profissional aciona a Área de Serviços da Mizumo, que vai até o local para fazer uma inspeção geral e identificar os problemas, analisando quais ações deverão ser executadas.

Quando o sistema não está operando com a eficiência estabelecida no projeto, a Mizumo realiza a manutenção corretiva que, como o nome indica, corrige um problema existente. “Essa ação oferece os dados para o estabelecimento de manutenções preventivas, que representam melhor custo-benefício para o cliente”, explica Costa.

Na manutenção preventiva, a Mizumo realiza o acompanhamento com auditorias periódicas na ETE - conforme o contrato, que pode ser firmado nas modalidades mensal, bimestral ou na forma de visitas eventuais. Fazem parte das inspeções as medições referentes ao seu desempenho – incluindo nível de PH, OD (Oxigênio Dissolvido), sólidos sedimentáveis, turbidez, cloro residual e temperatura -, além da parte operacional, com a verificação de itens como painel elétrico, sopradores, sensores, bombas submersíveis, sistema de aeração, avaliação do gradeamento e caixa de gordura.

O cliente pode optar, ainda, pelo Monitoramento Remoto, que agiliza a identificação de situações que possam comprometer a performance do sistema. “Com esses serviços, oferecemos ao cliente toda a segurança quanto ao funcionamento da ETE. Emitimos a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) sobre o contrato, que certifica a Mizumo como responsável pelo desempenho do sistema, conforme a legislação ambiental a qual a ETE foi projetada”, conclui Costa.

Perfil Mizumo

Completando 15 anos em 2016, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover projetos e soluções tecnológicas capazes de tratar e reaproveitar efluentes para fins não potáveis.

É referência nacional em projetos de estações compactas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e diferencia-se por oferecer soluções dedicadas para o setor de saneamento básico, que integram tecnologias de ponta e serviços essenciais, adequados a cada tipo de cliente. Hoje, são mais de 1.850 projetos instalados em todo o país, que trazem tranquilidade aos mais de 1.000 clientes, principalmente nos aspectos técnicos e ambientais, reforçando sua competência, qualidade e eficiência.
Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área dedicada equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com cerca de 100 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e uma estrutura comercial que atua em todos os estados brasileiros e, portanto, mais próxima dos clientes.

A Mizumo tem como compromisso garantir a qualidade e a confiabilidade de seus projetos em todas as etapas. Por isso, investiu no Data Book de Fabricação, composto por documentos, baseados no Plano de Inspeção e Teste (PIT), que comprovam as atividades de inspeções, testes, monitoramentos e rastreabilidade das matérias-primas e do processo de fabricação, certificando os requisitos especificados.

A empresa conta com o envolvimento de todos os setores da organização em torno do objetivo maior de, por meio da contínua melhoria de práticas e processos, levar aos clientes uma Proposta de Valor, que se traduz em garantia de eficiência e tranquilidade. Ao desenvolver uma ação como esta, se prepara para dispor de tecnologia de ponta e serviços essenciais, que representem a melhor relação entre custo e benefício a empreendimentos públicos e privados.

Com a união de todas as etapas do processo, a Mizumo busca a excelência no atendimento aos seus clientes, o que a permite projetar um crescimento consistente para os próximos anos.

A Mizumo faz parte do GRUPO JACTO, composto por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transformação de plástico, equipamentos para serviços de limpeza, transportes, médico-hospitalar, ferramentaria, fundição e veículos elétricos. O grupo, criado a partir do surgimento de novos negócios da Jacto - fundada em 1948 -, é 100% nacional, reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.