Escola de São Paulo estuda lama de Mariana

• Escrito por  Thais Razzano C
  • Publicado em Demais

Como parte das atividades do Estudo do Meio, os alunos do 8o ano do Ensino Fundamental II do Colégio Magno foram ao local da tragédia, em Paracatu e Bento Gonçalves, Minas Gerais, e recolheram lama para a análise do solo.

A análise foi feita nos laboratórios da escola: "Fizemos a análise físico-química da terra de Mariana com o objetivo de evidenciar a presença de restos de minérios no solo devido a contaminação por meio da análise físico-química, comparando com outros tipos de solo, como a terra de jardim, por exemplo", conta o professor André Miranda.

Na visita ao local, os alunos também registraram com um drone imagens aéreas (foto e vídeo) das áreas devastadas, algumas delas inacessíveis por via terrestre. Esse material está sendo utilizado em uma aprendizagem multidisciplinar e será enviado a arqueólogos que trabalham na região. Durante a visita, os jovens mostraram parte dos registros a moradores que identificaram o local onde ficam suas casas.

Entre os relatos que ouviram, os de Seu Zezinho e Dona Aurélia, que tiveram suas vidas devastadas e perderam lembranças preciosas, como o álbum de casamento e a foto do bisneto ainda na maternidade. Eles tiveram ainda um encontro com a ‘heroína de Mariana’, Paula Geralda Alves, a motoqueira que avistou o rompimento da barragem e salvou centenas de vidas, usando a motocicleta como sirene.

Com essa ação, a tragédia, que completa um ano, é mais do que tema em sala de aula. Foi transformada em experiência compartilhada. Essa sensibilização agora faz parte também da memória de cada jovem.

Venha ver o material e ouvir o relato do que aprenderam com a vivência.

Mediapool:

Stefanie Privado C: (11) 98143-9677