Logo
Imprimir esta página

Siderurgia Verde será tema de professor do CTC/PUC-Rio em congresso internacional de metalurgia

Homenageado em evento, Prof. José Carlos D’Abreu irá representar a América do Sul no SIPS 2016, em novembro, na China

De 6 a 10 de novembro será realizado o evento internacional SIPS – Sustainable Industrial Processing Summit and Exhibition –, em Hainan, na China, promovido pela Flogen Technologies, empresa canadense da área metalúrgica, química e ambiental. Anualmente, pesquisadores de todo o mundo, reconhecidos na área, são homenageados pelo evento, que batiza as plenárias com seus nomes. Neste ano, José Carlos D’Abreu, 74 anos, Professor Emérito do Departamento de Engenharia Química e de Materiais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em decorrência de sua notória vida acadêmica e profissional, foi o escolhido para representar a América do Sul.

É a segunda vez que um professor brasileiro é contemplado. Os demais homenageados de 2016 são da França, Noruega, Itália, Canadá, Japão e China. “Depois de quase 50 anos de dedicação, espero que isso seja uma singela contrapartida minha à PUC-Rio e fortaleça ainda mais a excelente posição que a Universidade já desfruta no cenário internacional, principalmente em visibilidade e parcerias com a indústria, conforme divulgado recentemente pelo Times Higher Education World Reputation Ranking 2016”, revela o professor. D’Abreu atua na área de Materiais, Metalurgia e Mineração, com notáveis trabalhos que contribuem para o estabelecimento e desenvolvimento de diversos processos metalúrgicos, particularmente para a produção de ferro e tecnologias de não-ferrosos, resíduos recicláveis e tratamentos de efluentes.

O professor vai abrir a plenária em sua homenagem, abordando um tema de relevância estratégica para o Brasil: a “siderurgia verde”, que estuda o uso da biomassa em substituição aos materiais fósseis utilizados hoje em dia. A biomassa é a energia gerada por meio da fotossíntese e da utilização da decomposição de materiais orgânicos no solo (vegetais, animais e microrganismos). Na siderurgia, é possível utilizar o carvão vegetal produzido de madeira plantada (florestas energéticas) e de outros tipos de biomassas (gramíneas) para a produção do aço. Essas novas fontes representam uma boa saída econômica que contribuem para evitar o esgotamento das fontes de energia não-renováveis. “Temos um enorme potencial para a produção de biomassa em larga escala. Fazendo o manejo racional da biomassa, por meio das florestas energéticas e das gramíneas de crescimento rápido, protegemos não apenas o meio ambiente como um todo, mas também as espécies nativas e a biodiversidade. A matéria-prima da biomassa (eucalipto, pinus, gramíneas, capim elefante etc.), devido ao clima tropical, cresce muito mais rápido no Brasil do que em outros países de clima temperado, o que facilita o reflorestamento e diminui a área plantada”, ressalta D’Abreu, que complementa: “para colocar essa iniciativa em prática, ainda é preciso, entretanto, muito apoio governamental, estudo e pesquisa acadêmica”.

A plenária em homenagem ao professor José D’Abreu será sobre Produção Sustentável de Ferro e Aço e ocorrerá durante todos os dias do evento. Entre os tópicos abordados estão as reações cinéticas, termodinâmica, modelação de processos e simulação, reciclagem e novas tecnologias na área.

O evento oferece sessões técnicas, palestras dadas pelos homenageados, além de debates e conferências com a ilustre presença de pesquisadores laureados com o Prêmio Nobel. Nesta edição, Dan Shechtman, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2011, estará presente.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto