Crianças carentes de Colombo tem pés lavados e vestidos com calçados novos

• Escrito por  Adriane Costa
  • Publicado em Demais

300 crianças recebem calçados através da parceria entre Merkator Feiras e Eventos, a Samaritan’s Feet do Brasil

As 300 crianças atendidas pelo Centro de Educação e Inclusão Social Betânia, em Colombo, foram surpreendidas com a doação de calçados pela Samaritan’s Feet Brasil, em parceria com a Merkator Feira e Eventos. A ação fez parte do programa “Calçados Podem Salvar Vidas”, lançado em 2015, pela promotora, que é especializada em promover feiras para o setor calçadista brasileiro. A doação ocorreu no último dia 28.

Mais que ganhar calçados novos, as crianças tiveram seus pés lavados e calçados por voluntários da Samaritan’s Feet. “Por meio do exemplo de lavar seus pés, mostramos que o futuro das crianças pode mudar a partir daquele momento. O calçado é apenas um sinal de que as coisas podem melhorar. O impacto para quem doa e quem recebe vai muito além do calçado”, explica Wesley Oliveira, diretor executivo da ONG. Para Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, esta é mais uma ação que surpreende não somente as crianças, mas principalmente “a nossa empresa e os nossos parceiros que estão doando os calçados. É um bem incalculável poder auxiliar na construção de um futuro melhor para estas crianças”, diz ele.

O Centro de Educação e Inclusão Social Betânia foi criado pela Irmandade Betânia em 1997, no bairro Centro Industrial Mauá, em Colombo. O atendimento tem como foco a comunidade do bairro da Vila Zumbi dos Palmares e do entorno, oferecendo ensino de qualidade em um espaço acolhedor e seguro.

Atualmente, a unidade educacional atente a 302 crianças, de zero a seis anos de idade, em período integral, com quatro refeições diárias. A oferta de ensino, baseada na proposta pedagógica Fröebeliana, exige uma estrutura física ampla, que reproduz o ambiente familiar e possibilita a variação dos estímulos pedagógicos. A relação entre a escola e a família é muito valorizada e consolidada através da parceria entre elas, contando com o apoio especializado em serviço social e atendimento pastoral.

Sobre o CEISB

O CEISB (Centro de Educação e Inclusão Social Betânia) atende famílias em situação de vulnerabilidade social, concedendo isenção de taxas e mensalidades e destinando bolsas de estudo a todos os alunos. Desta forma, a escola promove a formação plena dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de potencialidades que lhes permitam protagonizar suas vidas e atuar de maneira autônoma, crítica e transformadora sobre a comunidade em que estão inseridos.

“Sempre fui acolhida de braços abertos no Centro de Educação Betânia. Pude contar com o CEISB quando minha casa queimou. Ajudaram a minha família, com orações, conselhos, doações de roupas e o mais importante, a compra de uma casa nova. Minha família e eu somos gratas até hoje por terem nos ajudado na hora em que mais precisávamos. Além da ajuda financeira, me ensinaram, através da palavra de Deus, o quanto é importante ser uma pessoa do bem, ajudando da melhor forma o próximo”, relata Bruna de Souza Polydoro, que foi aluna do CEISB dos três aos 12 anos de idade e atualmente é auxiliar administrativa.