TOKIO MARINE SEGURADORA

Setor cerâmico investe em produtividade e redução de custos com Secador Rápido de Argila  

  • Escrito por  Bárbara Barbosa – Alfa Comunicação Empresarial
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Setor cerâmico investe em produtividade e redução de custos com Secador Rápido de Argila   

 

Buscar soluções inteligentes que permitam se manter competitivo em um mercado cada vez mais acirrado e imerso em um cenário de instabilidade econômica tem sido o principal objetivo de muitas empresas. Este é o caso da Cejatel, empresa de Jaguraruna, Santa Catarina, que obteve crescimento de 300% na produção etapa de secagem de argila da produção de pisos e telhas com auxílio do Secador Rápido de Argila da Icon Máquinas e Equipamentos. Hoje, a empresa seca em torno de 66 toneladas por hora, com uma média de 700 a 800kg de carvão mineral. “É um número muito expressivo quando se trata aumentar produção e controlar custos, a empresa opera com uma média de R$2,30 de combustível por tonelada e de energia R$ 1,26 também por tonelada”, avalia o gerente comercial da Icon Máquinas e Equipamentos, Uracy Rodrigues.

O responsável pelo Setor de Moagem, Leonardo Savaris, explica que seria preciso três secadores convencionais que produzem 20 toneladas/hora para alcançar o volume de produção que a empresa opera atualmente e que a procura pelo Secador Rápido de Argila foi uma resposta à demanda do mercado. “Antes tínhamos o secador de tambor rotativo, mas a demanda do mercado exigiu que a produção fosse superior. Em 2010, após a troca para o Secador rápido de argila, diminuímos expressivamente o consumo específico de combustível, aumentamos a produção e conseguimos entregar mais produtos ao mercado”.

Com a função de reduzir a umidade para obter mais eficiência na etapa de moagem e peneiramento, o Secador Rápido de Argila permite maior produtividade e alta performance para a produção. “Gasta a mesma energia, para uma produção muito superior, caso em que o secador convencional não consegue atingir”, segundo Uracy. Além disso, há empresas que não possuem o equipamento e ficam sujeitas às condições climáticas. “Esse método acaba sendo oneroso, pois além da dependência do tempo, exige que se seque a argila no pátio, com um trator espalhando o material, envolvendo muito espaço e mão de obra para o processo. Esse método, aparentemente de baixo custo quando se considera todas as variáveis e envolvidas, o custo supera o sistema com a secagem no secador rápido ICON”, define ele.

Apesar de ser projetado para secar uma média de 41 tonelada/hora de argila in natura, a empresa otimizou esse número e obteve só no último mês a produção de 66 toneladas/hora. “Isso é uma espécie de upgrade, esse número acima do nominal foi possível porque o equipamento foi planejado para operar em alto desempenho. Além disso, há os cuidados da empresa, como a aquisição de britadores para diminuir o tamanho das pedras que entram na máquina e também da preventiva semanal do equipamento” E mesmo assim, o equipamento opera de segunda a sexta, 24 horas por dia e também sábado até as 5h, conforme Savaris.

 

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo