Universo ao seu Redor

• Escrito por  Mural Comunicação
  • Publicado em Demais

Projeto patrocinado pela Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. em parceria com a Fundação Planetário RJ e Ministério da Cultura contempla alunos da rede pública de ensino, unindo ciência e cultura

Devido ao sucesso do primeiro semestre, volta ao Planetário de Santa Cruz o projeto Universo ao Seu Redor II, que leva a astronomia, de forma instigante e lúdica, a crianças e jovens de escolas públicas da região. Nos dias 03, 08, 11 de novembro serão promovidas visitas guiadas com direito a peça de teatro, exibição de filme e exposição. Este projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet – via Ministério da Cultura e patrocinado pela Fábrica Carioca de Catalisadores S.A, com o apoio da Fundação Planetário, Secretarias Municipais de Cultura e de Educação do Rio de Janeiro.

A ideia é dar oportunidade a alunos de escolas públicas municipais do Rio de ter contato com questões que fazem parte do currículo escolar, mas que podem parecer distantes e complicadas. No projeto, as crianças fazem visitas guiadas com monitores orientados e treinados para apresentar as exposições sobre o Sistema Solar e a Lua. A programação inclui, ainda, a exibição de um filme na cúpula, que garante uma sensação de imersão no espaço, seguida de bate-papo com um astrônomo.

No auditório do Planetário Santa Cruz as crianças assistem a um espetáculo de teatro de bonecos e animação que tem a Astronomia como tema. Produzido pela ASX Produções Artísticas, a peça teve execução da Cia. Articulação e supervisão científica da Fundação Planetário.

​​O projeto atingirá, no ano de 2016, cerca de 3.000 alunos e professores que percorrerão o circuito de visita guiada à exposição, projeção de filme na cúpula e a apresentação da peça. Lilian Valdoski, responsável pela gerência do Planetário de Santa Cruz, conta que o resultado tem sido bastante positivo. “Os professores nos procuram para elogiar a iniciativa, que reforça o conteúdo passado nas salas de aula”, afirma.

A FCC S.A. é uma indústria química, localizada no Distrito Industrial ​de Santa Cruz. Seus projetos sociais estão amparados por políticas de responsabilidade social e de doações e patrocínios, que direcionam os esforços, preferencialmente, para as comunidades do entorno da fábrica (Santa Cruz, Seropédica e Itaguaí). O foco está em iniciativas ligadas à educação, conscientização ambiental, geração de renda e saúde, bem como ao incentivo financeiro a projetos de cunho desportivo e sociocultural. Em 2015, a FCC S.A. venceu a sexta edição do Prêmio Ética nos Negócios, uma iniciativa do Instituto Brasileiro Ética nos Negócios, sendo premiada na categoria Responsabilidade Social pela execução do Universo ao seu redor, que vem repetindo o sucesso do ano anterior.

A realização do projeto se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet – via Ministério da Cultura.