Equipe da ANCP participou de atividades na Bolívia

• Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais

Entre os dias 11 e 17 de outubro, a equipe da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) esteve na Bolívia, onde participou de seminário, ministrou treinamento a associados e visitou as propriedades de um dos associados da Entidade.

A programação começou no dia 11, com a visita da consultora Adriana Lima às fazendas Monte Grande e Europa, na região de Santa Cruz, pertencente à Fazenda Cabana J.E., de Annibal Siqueira Cabral Neto.

Acompanhada pela zootecnista Rommy Esther Peña, responsável pelo melhoramento genético das propriedades, a consultora fez acasalamento e seleção de doadoras e touros de repasse, além de implantar o programa da ANCP. Os trabalhos nas fazendas terminaram no dia 17.

No dia 14, o pesquisador da ANCP, Luiz Gustavo Figueiredo, apresentou a palestra “A importância do uso de touros com evolução genética”, durante o Seminário Alimenta 2016, feira de grande importância nos segmentos de bovinos, suínos e aves, que apresenta as melhores opções para a aquisição de tecnologia, alimentos, materiais e insumos para o crescimento e melhora dos rebanhos no País.

Por fim, no dia 15, Figueiredo apresentou mais uma palestra, dessa vez aos associados da ANCP naquele País, durante evento da ASOCEBU (Associação Boliviana de Criadores de Zebu). O pesquisador conversou com os responsáveis pelas 15 propriedades que são parceiras da entidade na Bolívia.

A ANCP tem presença marcante no melhoramento genético do rebanho de grandes propriedades na Bolívia, além de contar com associados também no Paraguai.