Cristallo planeja retomada da expansão para 2017

• Escrito por  Caroline Souza
  • Publicado em Demais

Com mais de 60 anos no mercado, a tradicional confeitaria paulista se prepara para atender as demais capitais brasileiras com seus produtos artesanais

Responsável pela chegada do panettone ao Brasil, a Cristallo, tradicional confeitaria da cidade de São Paulo, que nasceu nos anos 50, reformatou seu negócio para atender a todo o país. Além de um novo modelo de loja que chama a atenção também dos mais jovens, a rede abrirá mais cinco unidades no Estado de São Paulo até o final de 2017. Para 2018 a meta é chegar às principais capitais brasileiras.

“Além de expandir para as capitais do país, temos a pretensão de chegar a cidades que tenham ao menos 200 mil habitantes e que tenham renda per capita média de R$ 1.100. Esse é o perfil que buscamos para levar a Cristallo para outras regiões”, diz José Poppa, sócio proprietário da confeitaria.

O segmento de franquias está em expansão constante, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento para esse ano chega aproximadamente R$ 36 bilhões. Já o setor de panificação e confeitaria faturou R$ 84 bilhões em 2015.

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), houve aumento de 2,7% no ano passado. Com evolução do serviço, a Cristallo, torna-se uma aposta para investidores. Atualmente com 10 unidades espalhadas pela capital paulista, a marca almeja mais cinco lojas até o final de 2017 no Estado de São Paulo.

A expansão da rede tem como objetivo fortalecer e solidificar o mercado de doces em diferentes regiões. A perecibilidade dos produtos artesanais da empresa é um dos desafios para a expansão. “Todos os nossos produtos são sem conservantes. Queremos um crescimento em espiral, com as franquias parceiras próximas à unidade central. A expansão precisa ser planejada”, explica Poppa.

Com mais de 200 itens em seu cardápio, que incluem chocolates, bolos e o premiado café Cristallo gourmet, a marca oferece produtos feitos com ingredientes selecionados e sem gordura trans.

Sobre a Cristallo

Criada por Armando Poppa na década de 50, a rede deu inicio a sua trajetória ainda na Itália. Ao desembarcar no Brasil, Armando trouxe segredos de fabricação do legítimo panettone tipo Millano junto com receitas européias de bolos e doces artesanais. Muitas dessas se tornaram famosas entre os paulistanos como o chocolate Gianduia.

Fundada em 1953, a Cristallo possui em seu mix de produtos 200 itens. Atualmente com dez unidades, a marca é administrada pela segunda geração da família Poppa e que está à frente deste novo momento da rede. A rede planeja abrir cinco lojas até o final de 2017.

Raio X

Investimento Inicial: R$ 161.500, incluindo taxa de franquia, adequação de espaço e instalações

Taxa de franquia: R$ 40 mil

Área média para Instalação: 45m²