Rede da Cisco registra mais de 8 milhões de pessoas no Porto Maravilha

• Escrito por  Adriana Bueno
  • Publicado em Demais

Com três meses de implantação, Wi-Fi público já registrou tráfego de mais de 2,6 terabytes de dados

Em seu primeiro trimestre de implementação, a plataforma conectada da Cisco no Porto Maravilha já coletou uma série de informações que podem auxiliar na gestão da cidade e no desenvolvimento de novos serviços e aplicações urbanas inovadoras. Desde julho, quando foram inaugurados a rede Wi-Fi pública e os serviços inteligentes, já foram detectadas mais de 8 milhões de pessoas passando pela região (na Praça Mauá e na Orla Conde, entre os Armazéns 1 e 8), uma média de 92 mil pessoas por dia, reforçando a grande atratividade que a região teve desde sua inauguração. No mesmo período, cerca de 115 mil pessoas se conectaram à rede para usar a internet em seus dispositivos móveis, como celulares e tablets. Esses internautas usaram 2,65 terabytes de dados na rede “Free Wi-Fi Porto” da Cisco no período.

A quantidade de informações coletadas neste curto período mostra o impacto que a transformação urbana aliada com a tecnologia está trazendo para a região. Relatórios sobre o tráfego na rede indicam preferências e hábitos do público da região, como horários de maior movimento, locais mais frequentados e áreas do Porto Maravilha com maiores índices de satisfação e felicidade.

“Ao disponibilizar um grande número de dados sobre a região do Porto Maravilha, a Cisco tem por objetivo estimular que o cidadão se torne protagonista da cidade, e não apenas um consumidor de serviços. Estes dados abertos servem como estímulo para que desenvolvedores, empreendedores e cidadãos comuns possam pensar e criar soluções com a ajuda de uma plataforma que torna viável um laboratório vivo, urbano e aberto, onde conhecimento, experiências e inovação são compartilhados de maneira fluída”, afirma Nina Lualdi, diretora sênior de Inovação da Cisco na América Latina.

Quiosques interativos

As quatro estações interativas instaladas na Praça Mauá e na Orla Conde, como parte do projeto de inovação urbana da Cisco, tiveram mais de 300 mil interações de usuários nos primeiros três meses de operação. Neles, é possível encontrar informações das principais atrações turísticas, mobilidade, serviços públicos, entre outros para facilitar a vida das pessoas que circulam pela região. Toda esta informação também está disponível através do app móvel Guia Inteligente, tornando este serviço ainda mais acessível. Nas estações é possível encontrar as rotas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida no Porto através dos dados oferecidos pelo app Livrit. E também é possível tirar uma selfie e publicar em suas redes sociais: desde julho foram cerca de 40 mil selfies publicadas por meio dos quiosques.

Felicitômetro

Outro indicador coletado pela rede é o Felicitômetro, que mapeia o humor das pessoas que estão na região por meio de informações e fotos publicadas nas redes sociais. Ao longo de três meses foram analisadas cerca de 240 mil postagens, que mostraram os locais e horários mais felizes no Porto Maravilha.

Dados abertos

A Cisco instalou, também, sete estações de sensoriamento ambiental, que coletam 11 tipos de dados como concentrações de gases CO2 e Etanol Isobutano, radiação ultravioleta, temperatura, umidade relativa do ar, luminosidade, concentração de poeira, entre outros. De julho a setembro foram coletados quase 5 milhões de dados, que estão disponíveis na plataforma Dados Abertos. Essas informações podem ser acessadas por cidadãos que queiram estudar algum dado ou desenvolver soluções para a região. Os dados de fluxo de pessoas também estão na plataforma.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia que tem feito a Internet funcionar desde 1984. Nossas pessoas, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do amanhã. Descubra mais em: thenetwork.cisco.com. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/. Siga a Cisco no Twitter em @CiscoDoBrasil.