TOKIO MARINE SEGURADORA

Kantar TNS revela o comportamento do homem brasileiro

  • Escrito por  Nídia Bomtempo
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

· Família e amigos são os grupos mais valorizados pelo brasileiro;

· Cordialidade, carisma e improvisação são os principais traços comportamentais;

· Embora sejam permissivos com seus amigos, são intolerantes com desafetos;

· Estudo permite às marcas profundo conhecimento comportamental de cada cultura.

 O estudo “Homem Ideal, entendendo através das culturas” da Kantar TNS identificou o perfil comportamental do homem brasileiro em comparação com os americanos, chineses, alemães, indianos e ingleses.

Enquanto os americanos prezam a imagem, os chineses levam em consideração a confiança e a prudência, o brasileiro é informal: quer estreitar distâncias a todo custo, prioriza o afetivo e as relações pessoais. Além disso, aceita ser amado ou odiado, mas nunca esquecido.

O uso da improvisação é fundamental no jeito brasileiro de fazer as coisas e negócios. É praticamente como uma lei, revela a pesquisa qualitativa da Kantar TNS.

O brasileiro tem um reflexo que tenta converter cada situação em uma oportunidade. O "jeitinho brasileiro" é a sua maneira de conseguir o que quer de forma suave e inteligente. Nem sempre de acordo com as leis, mas deve ser uma solução pacífica que não trará repercussões para os entes queridos.

Outra característica identificada no estudo é o esforço em evitar conflitos. Para isso, faz uso de uma conversa mais “doce” e favores comerciais, criando um conjunto de habilidades que promove o seu reconhecimento social.

O brasileiro também valoriza o dinheiro como forma de sucesso embora a vaidade e o consumismo não sejam suas únicas características: são altamente apegados aos familiares e a suas amizades.

Em relação à família, revela a pesquisa da TNS Brasil, o sexo masculino sempre a coloca em primeiro lugar, antes mesmo até do dinheiro. Seu maior desejo é ser amado e estimado por parentes.

“O objetivo do estudo é permitir às marcas globais profundo conhecimento sobre como articular suas proposições gerais dentro das culturas nacionais. O material Ideal Man classifica os homens em algumas categorias como “o homem comparado com outros homens”, “homem versus mulher”, “seus propósitos”, “his x factor”, “modus operandi”, “seus ajustes às cirscuntancias”. É um estudo que ilustra como as culturas nacionais podem lidar com as mesmas questões de maneira diferente”, avaliam especialistas da Kantar TNS.

O levantamento da TNS mostrou também que, do ponto de vista do consumo, o homem brasileiro tem um envolvimento emocional com as marcas que tenham algum significado para ele muito mais forte que os consumidores de outros países. O europeu e o americano, apesar de terem um componente emocional, praticam uma compra racional. O brasileiro não só compra o produto, como procura interagir com a marca: saber o que ela está fazendo e no que ela acredita.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo