Dicas de segurança preventiva para o comércio

• Escrito por  Roxana Varela
  • Publicado em Demais

Dicas de segurança preventiva para o comércio

As lojas de rua têm grande atratividade para os bandidos, pois as mercadorias e equipamentos valiosos estão expostos. Por isso, investimentos em segurança são indispensáveis neste tipo de comércio. “O lojista sabe que precisa investir em segurança ou poderá ter um grande prejuízo material”, diz o consultor de segurança da ADT, Robert Wagner dos Santos.

A ADT, empresa de monitoramento de alarme, lista algumas ações preventivas para evitar o roubo, além dos procedimentos corretos para agir em caso de invasão.

Cuidados prévios - É necessário estar preparado para as providências cabíveis e assim não aumentar o prejuízo do furto ou roubo. Tenha sempre em mãos os números de emergência cadastrados no celular e/ou anotados próximos a telefones fixos como o da Polícia Militar, 190; SAMU, 192; Bombeiros, 193 e Disque Denúncia, 181. Além disso, o número de telefone e celular de pessoas conhecidas e de confiança que podem ajudar na comunicação das ocorrências e nas providências. Combine com elas o que fazer em casos de suspeitas ou de ocorrências.

Rotinas - Estabeleça uma rotina no comércio, pois o atraso gera alertas. Por exemplo, estabeleça horários de abertura e fechamento da loja e calcule o tempo de deslocamento entre a loja e a residência. Desta forma, caso você ou o responsável por esta tarefa, seja vítima de um sequestro relâmpago ao sair da loja, haverá alguém preocupado com o atraso. Alguns vizinhos podem ser aliados nessa vigilância. Eles podem avisar se houve atraso na abertura da loja ou alguma movimentação além do horário habitual de fechamento,como luzes no interior do estabelecimento.

Avisos - Compartilhe sua previsão de chegada ao destino. Pode ser um colaborador da loja, parente na residência ou um amigo que o aguarda para um happy hour. Isso vai contribuir para gerar alertas, caso haja atrasos. Se possível, compartilhe alguns compromissos que tiver, assim sempre terá algumas pessoas que acompanham sua rotina.

Valores - Evite manipular valores elevados na loja. Dê preferência para pagamentos via banco e benefícios via operadoras especializadas. Os bandidos podem ter acesso fácil a informações como dias de pagamento e entrega de valores na loja. Estes momentos são muito atrativos, por isso proteja os valores em locais seguros até transporte ao banco. Lembre-se, os marginais ficam muito irritados quando não encontram nada e, talvez, seja interessante ter algum valor separado em caso de emergência, para entregá-lo.

Alarme monitorado - é altamente recomendável investir num alarme monitorado, pois os seus sensores detectam abertura de portas e a presença de pessoas em ambientes indesejados. As equipes de monitoramento, disponíveis e dedicadas 24 horas por dia, avisam rapidamente quando acontece uma invasão, e podem alertar as autoridades, mesmo que não consigam avisar os responsáveis pelo comércio. Quando fechadas, as lojas ficam vulneráveis e, muitas vezes, por estarem em região comercial, não há vizinhos para perceber a invasão. Quando isso acontece, o prejuízo pode ser grande e ser descoberto só no dia seguinte, com a chegada do lojista. Por isso, a importância de um sistema eletrônico que avise rapidamente a ocorrência e sejam tomadas as providências. A boa notícia é que o investimento é bastante acessível e, geralmente, a solução é personalizada para adaptar-se ao orçamento e necessidades de cada loja.

Tempo para providências - tenha locais na loja de difícil acesso. Ou seja, coloque obstáculos como chaves e cadeados para acessar objetos mais valiosos ou mesmo portas para chegar até eles. O alarme monitorado avisará quando esses obstáculos forem cruzados ou quando houver pessoas não autorizadas no local.

Sobre a ADT

A empresa ADT pertence à Johnson Controls, uma líder global em múltiplas indústrias e em tecnologias diversificadas que serve a uma grande variedade de clientes em mais de 150 países. Nossos 117 mil colaboradores desenvolvem edifícios inteligentes, soluções de energia eficientes, infraestrutura integrada e sistemas de transporte de última geração que funcionam perfeitamente em conjunto para cumprir a promessa de cidades e comunidades inteligentes. Nosso compromisso com a sustentabilidade remonta às nossas raízes em 1885, com a invenção do primeiro termostato elétrico para ambientes. Estamos empenhados em ajudar nossos clientes a ganhar e criar mais valor para todos os nossos stakeholders, por meio de foco estratégico em nossos edifícios e plataformas de otimização de energia. No Brasil, a ADT é Líder Nacional em Alarme Monitorado 24h e está há 14 anos oferecendo proteção e tranquilidade a seus clientes. Acesse: www.adt.com.br.