Fundação Cargill e Enactus Brasil abrem inscrições para o Prêmio Alimentação em Foco 2016

• Escrito por  Cargill
  • Publicado em Demais

Mais de 90 universidades registradas na Enactus Brasil podem enviar projetos voltados para a área da alimentação até 24 de novembro

Em parceria com a Enactus Brasil, a Fundação Cargill abre inscrições para o Prêmio Alimentação em Foco 2016. Voltado para projetos inovadores e transformadores na área da alimentação, o edital é uma iniciativa exclusiva para instituições registradas na Enactus Brasil e traz novidades na edição deste ano: serão 15 times selecionados para receber apoio financeiro destinado ao desenvolvimento dos projetos; e os prêmios para o vencedor e segundo lugar aumentaram para 7 mil reais e cinco 5 reais, respectivamente.

Os estudantes interessados devem inscrever seus projetos até 24 de novembro em pelo menos uma das quatro categorias: agricultura familiar; combate ao desperdício de alimentos; educação alimentar e empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação. Todas as inscrições serão avaliadas por uma comissão formada pela Enactus e pela Fundação Cargill. Os 15 times escolhidos serão divulgados no dia 12 de dezembro e, até junho de 2017, receberão apoio financeiro destinado ao desenvolvimento do projeto e mentoria da equipe da Enactus Brasil e da Fundação Cargill.

Na segunda etapa do Prêmio Alimentação em Foco, em junho do ano que vem, serão selecionados os cinco projetos que tiverem melhores resultados durante o ciclo. E por fim, durante o Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017, os cinco times serão avaliados durante suas apresentações pela equipe da Fundação Cargill que elegerá os dois vencedores do prêmio apoiados nos critérios social, financeiro e ambiental.

“O Prêmio Alimentação em Foco é um reconhecimento a futuros líderes que abraçam a causa da alimentação de forma inovadora e melhoram as condições de vida das suas comunidades”, destaca Valeria Militelli, presidente da Fundação Cargill.

Parceria Fundação Cargill e Enactus Brasil

“Esta é uma parceria que a Enactus se sente orgulhosa, pois vemos na prática os resultados alcançados. Mais do que ideias, a Fundação Cargill promove o empoderamento de nossos estudantes e das comunidades em que eles desenvolvem seus projetos e, dessa forma, contribuímos para mudar o mundo” afirma Kleber De Paulo, presidente da Enactus Brasil.

No ano passado, o Prêmio contou com mais de 30 universidades inscritas. Com o objetivo de reforçar a contribuição das duas instituições no que diz respeito à conscientização sobre alimentação saudável e equilibrada, produção e consumo sustentável, aliados ao empreendedorismo cultivado pela Enactus, o edital selecionou 12 projetos transformadores e inovadores que tivessem impacto em suas comunidades locais, dos quais três foram vencedores no Campeonato Nacional Enactus Brasil 2016.

Sobre a Fundação Cargill

Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Mais informações:www.alimentacaoemfoco.com.br.

Sobre a Enactus

É uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em mais de 90 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.

No Brasil, a Enactus já impactou mais de 9.000 pessoas diretamente pelos projetos, em 2016. Pelo menos 2000 estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social. Enactus não é proposta de projetos, Enactus são projetos executados, é parceria e colaboração.