A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Émile Dukheim define o socialismo e transpõe gerações

  • Escrito por  Lilian Comunica Caroline Arnold
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O Socialismo, livro do pai da sociologia moderna, chega agora ao Brasil em nova edição pela Edipro para contribuir com a estrutura social atual

O sociólogo francês Émile Dukheim já previa que o futuro da sociedade seria envolto ao individualismo, capitalismo exacerbado e emergente nas condições morais e sociais. Por isso, viu a necessidade de escrever o livro O Socialismo, publicado no Brasil neste mês pela Edipro, que compreende o movimento em questão como uma reforma necessária para recriar o instinto coletivo da humanidade.

Essa obra compila as aulas de Pedagogia e Ciência Sociais que Durkheim ministrava entre 1895 e 1896, na Faculdade de Letras de Bordeaux, na França. Trata-se de uma preciosa definição sobre o socialismo, suas origens e um estudo muito bem realizado sobre o pensamento de Saint-Simon.

O sociólogo preocupou-se em harmonizar muito bem a estrutura social a qual discutia, relacionando-a com o capitalismo intrínseco à época, as rupturas dos laços entre as pessoas e conceitos religiosos tradicionais.

“O socialismo não se reduz a uma questão de salários, ou, como se diz, do estômago. Ele é, antes de tudo, uma aspiração a uma reorganização do corpo social, cujo efeito será inserir o aparelho industrial de outra maneira dentro do organismo, de tirá-lo da sombra em que funcionava automaticamente, chamando-o à luz e ao controle da consciência.”

Sendo assim, para o autor compreender o próprio tempo, conceituou esta teoria por meio de estudos de pensadores prestigiados, como Platão, Thomas More, Campanella, Saint-Simon, Proudhon, Fourier e Marx, dentre outros.

O livro compõe o catálogo ‘Durkheim’, da Edipro, que contabiliza seis obras do autor, somando com: Da Divisão do Trabalho Social, O Suicídio, Sociologia e Filosofia, As Regras do Método Sociológico e Lições de Sociologia.

Sobre o autor: Sociólogo francês de renome mundial, Durkheim (1858-1917) é considerado o pai da Sociologia moderna. Professor de Sociologia e Pedagogia na Sorbonne e líder da chamada Escola Sociológica Francesa, foi o fundador da revista L’Année Sociologique, em 1896.

Ficha técnica:

Editora: Edipro

Preço: R$ 45,00

ISBN: 9788572839754

Edição: 1ª edição, 2016

Tradução e apresentação: Sandra Guimarães

Tamanho: 21x14

Número de páginas: 240

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo