Conectores e interruptores seguros para eletrodomésticos seguros

• Escrito por  Lígia Cerdeira
  • Publicado em Demais

Novo grau de Ultramid® retardante à chama é material adequado para utilização em aparelhos domésticos

Aprovado no teste de inflamabilidade por fio incandescente (GWIT) a 800oC (1 mm)

Ultramid® B3U50G6, um grau de poliamida (PA 6) retardante à chama reforçada com fibra de vidro, é a mais recente adição ao portfólio de plásticos da BASF. Sua leve coloração atende completamente às normas de segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares IEC 60335-1 (teste de inflamabilidade por fio incandescente, GWIT 800 °C, a 1 milímetro de espessura de parede) e particularmente proporciona elevada fluidez. O novo sistema retardante à chama, utilizado no Ultramid B3U50G6, não apresenta compostos halogenados ou compostos de antimônio. Assim, é possível atingir baixos níveis de densidade óptica de fumaça e toxicidade da fumaça, bem como cumprir com as diretrizes WEEE e ROHS.

O produto é especialmente adequado para uso em conectores e interruptores de eletrodomésticos. A norma IEC 60335-1, para eletrodomésticos, está mais rigorosa em relação aos plásticos utilizados em componentes elétricos, principalmente máquinas de lavar, lava-louças, secadoras, bem como fogões e fornos e também pequenos dispositivos equipados com a função timer, tais como máquinas de café.

O Ultramid B3U50G6 é reforçado com 30% fibras de vidro e alcança a classificação V-0 (de acordo com a norma UL-94) a partir de uma espessura de parede de 0,8 milímetros e o CTI (Índice Comparativo de Trilhamento, resistência ao trilhamento, IEC 60112) é de 500 V. O Ultramid B3U50G6 também possui excelentes propriedades mecânicas e permite impressão a laser quando colorido em preto. O material já está disponível comercialmente e está listado no sistema Yellow Card da UL.

Outras informações sobre os materiais Ultramid (PA) da BASF podem ser obtidas pelo e-mail .

Sobre a divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2015, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,7 bi.
Para maiores informações acesse www.performance-materials.basf.com

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com