Investe Nordeste: Oportunidade para empresas portuguesas com interesses em negócios na Paraíba e Brasil

• Escrito por  Agenilson Santana
  • Publicado em Demais

A Business Investements, empresa de direito Brasileira detida por quatro empresários portugueses, vai organizar o 3.º Expo-Fórum de Investimentos e negócios Investe Nordeste, desta vez no Brasil, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro.

O Investe Nordeste é um fórum de investimento, cujo objetivo é a criação de atmosfera favorável para investidores nacionais e internacionais, de forma a que estes interajam diretamente com os altos executivos nacionais, bem como com as entidades governamentais brasileiras e assim se gerar o clima necessário ao investimento e geração de novos negócios e/ou parcerias de negócios.

O propósito é que sejam formalizadas parcerias/sinergias com entidades nacionais e internacionais que tenham interesse em investir no Nordeste Brasileiro, tal como já aconteceu nos restantes Expo-Fórum Investe Nordeste de 2014 que aconteceu em Recife - Brasil e 2015 que foi realisado em Santo Tirso - Portugal.

Este expo-fórum - edição Paraíba – Brasil - tem uma enorme relevância pelo fato de que interliga países em um cenário de interesses mútuos na área de investimentos e negócios. Este evento traz a oportunidade de trocar experiências, conhecer novas tecnologia, novos produtos e dialogar sobre as potencialidades de cada cidade ou país.

Segundo as palavras do Dr. Ricardo Coutinho Governador da Paraíba “Sediar a terceira edição do Investe Nordeste é algo satisfatório para a Paraíba, visto que participamos do evento no ano passado em Santo Tirso, em Portugal, onde fomos representados pelo secretário João Azevedo e na ocasião, a Paraíba foi muito bem recebida. Tivemos a oportunidade de mostrar o que temos de melhor para os empresários portugueses e o sucesso da parceria Brasil-Portugal se reflete neste retorno do evento para nosso Estado este ano.

Vamos receber empresários, gestores e investidores internacionais que virão à Paraíba, no mês de novembro, interessados em conhecer nossas potencialidades e manter as relações comerciais aquecidas. Um evento como o Investe Nordeste movimenta o turismo e a economia, além de chamar a atenção para nosso Estado.

O Governo do Estado se preocupa em atrair novos negócios, oferecendo condições aos investidores através de incentivos fiscais, locacionais, melhoria da infraestrutura para instalação de empresas, além de propiciar clareza e previsibilidade nas negociações, garantindo segurança jurídica e respeito às normas vigentes.

Mais de 250 empresas foram incentivadas desde 2011 em diversos municípios do Estado. As ações buscam promover principalmente as potencialidades econômicas de cada região, uma vez que a Paraíba se destaca em diversos setores, como o têxtil, calçadista, tecnologia da informação, cimenteiro e cerâmico. Além disso, o turismo na Paraíba cresceu nos últimos anos e ficou bastante atrativo para os europeus em especial, os portugueses. Os nossos encantos naturais e o potencial do Destino Paraíba, tem sido pontos fortes para incentivar a vinda de mais turistas para o Estado. Buscamos aprimorar e desenvolver a rede hoteleira, o comércio e todas as áreas que giram em torno do avanço turístico.”

O Investe Nordeste conta com o apoio Institucional do Governo do Brasil, do Governo da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa, da AEP – Associação Empresarial Portuguesa entre muitos outros parceiros que se quiseram juntar neste fórum de excelência.

Para além do mais, no presente ano de 2016, o Investe Nordeste conta já com a presença, entre outros, de:

- Jorge Cabral - Embaixador de Portugal no Brasil;

- Ricardo Coutinho – Governador do Estado da Paraíba;

- Luciano Cartaxo – Prefeito de João Pessoa;

- José Cesário – Deputado da Assembleia da República e Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas;

- Manuel Serrão – Fundador e membro do Conselho Superior da AGAVI – Associação para a promoção de gastronomia e vinhos;

- Paulo Alexandre Ferreira – Secretário de Estado Adjunto do Comércio;

- Fernando Paulo Pessoa Milanez – Secretário Municipal de Turismo de João Pessoa;

- Nuno Melo – Eurodeputado;

- Wilbur Holmes Jácome – Secretário Executivo de desenvolvimento económico do Estado da Paraíba;

- Paulo Nunes de Almeida – Presidente da AEP – Associação Empresarial Portuguesa;

- Joaquim Couto – Presidente da Camara Municipal de Santo Tirso;

- Saulo Barreto – Secretário da Agência de Desenvolvimento de Conde – Paraíba;

- Hélder Ferreira – CEO da ENERBRAS;

- Jorge Silva Carvalho – CEO do Grupo 2045, SA.