A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cresce demanda de processos trabalhistas em Camaçari (BA)

  • Escrito por  Sandra Polo
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Cerca de 800 trabalhadores não receberam os direitos trabalhistas

Nos últimos meses houve um grande crescimento no número de processos trabalhistas na cidade de Camaçari (BA). Segundo o advogado Mauro Scheer, do escritório Scheer & Advogados Associados, consultado pelos trabalhadores locais, há hoje cerca de 800 empregados demitidos no Polo Petroquímico, que não receberam seus direitos trabalhistas. "Por essa razão, estamos entrando com ações na Justiça do Trabalho de Camaçari", explica.

De acordo com Scheer, muitas empresas não estão pagando sequer a rescisão, pois contam que os empregados de qualquer forma entrarão com ação na Justiça do Trabalho. "O grande problema é que estes trabalhadores não têm nenhuma verba para saldar seus compromissos. Eles não receberam aviso prévio, férias, 13º salário e o pior, sem a guia do seguro desemprego e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), não podem dar entrada na Caixa Econômica para receber estes direitos também", afirma o especialista.

Em função do número excessivo de processos em tramitação na Justiça do Trabalho, quase três milhões em todo o Brasil, a agenda da entidade trabalhista está sobrecarregada e há casos em que a primeira audiência está sendo marcada para maio, dependendo da cidade onde é ajuizada a demanda.

"Com tamanho desemprego no País e tantas ações para receber os direitos trabalhistas, que são morosos, os trabalhadores partem para a informalidade. O número de pessoas que trabalham sem carteira assinada aumentou e o salário destes trabalhadores é em média 40% menor, reduzindo assim o poder de compra das famílias. Por outro lado, a informalidade prejudica também a receita do Governo, uma vez que diminuem as contribuições à Previdência. Enfim, essa cadeia de fatores somados contribui para o atraso da retomada do crescimento no País" avalia o especialista.

Devido à grande demanda de processos, para os quais foi consultado, Scheer se viu obrigado a abrir uma unidade de seu escritório na região, que estará em funcionamento no mês de novembro.

Sobre o Scheer & Advogados Associados

O escritório Scheer & Advogados Associados (www.sadv.com.br), criado há mais de 10 anos, conta com sede na região metropolitana de São Paulo e opera nas principais capitais do País e em outras localidades por meio de filiais e escritórios associados. Atua na defesa de interesse de companhias de portes variados e pessoas físicas, tendo como áreas de atuação principais o direito trabalhista, empresarial, societário, tributários e contratos, entre outros. O trabalho desenvolvido dá-se na área consultiva e litigiosa, assegurando o desenvolvimento dos negócios de companhias de diversos ramos, como agronegócios, construção civil, cooperativas, indústria, educacional, instituições de saúde, entre outros.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo