TOKIO MARINE SEGURADORA

NeoGera investe em tecnologia para processo de biofixação de CO2

  • Escrito por  Patricia Lucena
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

A InterCement, por meio do seu braço de inovação NeoGera, em parceria com a Algae Biotecnologia, está investindo em uma tecnologia inovadora para tornar viável em escala industrial o processo de biofixação de CO², que captura e retém o CO² antes que esse seja liberado para a atmosfera e, assim, diminui o impacto no meio ambiente.

A produção de cimento é a atividade industrial que mais gera gases causadores do efeito estufa em todo o mundo. Eficiência, uso de combustíveis renováveis e a redução da razão entre o consumo de clínquer e a produção do cimento diminuem o impacto, mas não eliminam a emissão. A biofixação de CO² é uma tecnologia que retém o CO² antes de ser liberado para a atmosfera e o utiliza para alimentar microalgas que se desenvolvem, gerando biomassa rica em proteína e, durante o processo, libera oxigênio.

Com uma tecnologia inovadora, o projeto de Biofixação de CO² da Neogera e Algae, em parceria com universidades brasileiras, oferece maior produtividade e menor custo de implantação. Essa tecnologia pode se tornar o modelo para captura de CO², não apenas na indústria do cimento, mas em setores de alta emissão, como termoelétrico e siderúrgico.

"O domínio dessa solução cria uma nova oportunidade no mercado. Estamos trabalhando não apenas na tecnologia de captura, mas em toda uma cadeia produtiva nova. Até então, tecnologias semelhantes sempre foram economicamente deficitárias. Esperamos mudar esse quadro", afirma Adriano Nunes, diretor de Inovação e Sustentabilidade da InterCement.

Segundo ele, o projeto de biofixação de CO² da InterCement com a Algae envolve uma tecnologia do reator híbrido. "Isso permite o seu funcionamento em escala industrial a um custo economicamente viável", disse Adriano.

Em mais um passo para fortalecer essa parceria, a Neogera negociou uma opção de participação acionária minoritária na Algae Biotecnologia. O acordo vai ao encontro da estratégia da Neogera em se diferenciar pela inovação e por parcerias sustentáveis.

Sobre a InterCement

Com 40 fábricas de cimento e moagens e capacidade instalada de mais de 47 milhões de toneladas/ano, a InterCement está entre as dez maiores empresas internacionais de cimento do mundo e é líder nos mercados de Portugal, da Argentina, de Moçambique e de Cabo Verde, vice-líder no Brasil e no Paraguai e mantém posição de destaque na África do Sul e no Egito. Possui cerca de 9 mil colaboradores e, em 2015, comercializou 27 milhões de toneladas de cimento.

Sobre a NeoGera

Criada há dois anos, a NeoGera é o braço de inovação da InterCement para aceleração de pequenos negócios. Desde o seu início desenvolveu parcerias, acelerou oito startups e desenvolveu uma série de projetos inovadores, com dois modelos de atuação: investindo em empreendedores que já criaram seus projetos e incentivando funcionários da própria InterCement para desenvolver novas ideias.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo