Interfarma Realiza Jornada De Responsabilidade Social E Lança Relatório De Sustentabilidade

• Escrito por  Bruno Folli
  • Publicado em Demais

A INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) realiza a Jornada de Responsabilidade Social 2016 na próxima segunda-feira (24), das 9h às 13h, no Unibes Cultural – Rua Oscar Freire 2500, Sumaré, São Paulo (SP). O evento marca o lançamento do Relatório de Sustentabilidade, que neste ano conta com quase 6.500 ações de responsabilidade social corporativa declaradas pelas farmacêuticas associadas.

Participam do encontro Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde e ex-ministro da Saúde; e Gustavo San Martin, presidente da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME). Eles compõem o debate sobre o papel de empresas, governos e sociedade no que diz respeito à responsabilidade social, neste período de crise enfrentado pelo País.

Antes disso, a INTERFARMA promove a entrega do prêmio “Compromisso com a Vida”, que será realizada por Wellington Nogueira, dos Doutores da Alegria. A premiação visa contemplar os esforços voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida.

O presidente-executivo da INTERFARMA, Antônio Britto, realizará a abertura do evento, destacando a importância da responsabilidade social para o setor farmacêutico. Em seguida, Cenise Monte Vicente, coordenadora do projeto “Geral na Saúde”, da INTERFARMA, mostrará como está sendo o trabalho com jovens e adolescentes de comunidades menos favorecidas em busca da promoção da saúde da família.

A diretora Maria José Delgado Fagundes, da INTERFARMA, irá comentar sobre os principais resultados do Relatório de Sustentabilidade da entidade. Neste ano, o documento revela que as empresas respondentes investiram R$ 30 milhões em iniciativas de cunho social, oferecem treinamento profissional ou em ética para 1.250 distribuidores e 50 mil profissionais do varejo, além de terem doado vacinas e medicamentos estimados em R$ 18 milhões.

As perguntas do questionário foram reorganizadas com o objetivo de aumentar a eficiência na coleta das informações. Vale destacar que, desde o ano passado, o documento está alinhado com os preceitos do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas pela promoção de políticas de responsabilidade social. Após o lançamento, o Relatório de Sustentabilidade 2016 estará disponível para download gratuito no site da INTERFARMA: http://www.interfarma.org.br/biblioteca.php

A abertura do evento contará ainda com a presença do diretor cultural da Unibes, Bruno Assami, e do Coral ESPRO (Ensino Social Profissionalizante), formado por crianças e jovens da instituição.

As inscrições para a jornada são gratuitas e podem ser feitas pelo email ou pelo telefone (11) 2626-2408.

Sobre a Interfarma

A Interfarma possui 56 laboratórios associados, responsáveis pela venda de 82% dos medicamentos de referência do mercado e por 33% dos genéricos. As empresas associadas respondem por 43% da produção dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) do mercado brasileiro e por 52% dos medicamentos tarjados - 50% do total do mercado de varejo. As farmacêuticas associadas à Interfarma investem por ano cerca de R$ 38 milhões para realizarem 2.200 ações de responsabilidade socioambiental. O relatório Responsabilidade Social-2015 mostra também que 20% dos funcionários se dedicam a atividades voluntárias, percentual acima da média nacional de 11%.