Dow deve trazer à vida a sustentabilidade do plástico na K 2016

• Escrito por  Maite Leal
  • Publicado em Demais

A Dow demonstrará inovações e parcerias do setor incentivando a redução de desperdício de alimentos e gerenciamento do ciclo de fim de vida

Na K 2016, a Dow Chemical Company (NYSE: Dow) demonstrará suas mais recentes inovações e colaborações da cadeia de valor que estão levando a soluções mais sustentáveis ao redor do mundo. Isso vem em um momento em que a necessidade por plástico sustentável e soluções de embalagens são cruciais para dar apoio a conservação de alimentos e melhor eficiência de recursos, reciclagem e gerenciamento de resíduos. Como empresa, a Dow está incentivando a mudança no setor de plásticos por meio de projetos inovadores que unem protagonistas, criando novas tecnologias com benefícios aprimorados de sustentabilidade e apresentando iniciativas que informem as pessoas e comunidades locais sobre o melhor uso do plástico. A Dow acredita plenamente que o futuro do plástico sustentável vem de esforços de toda a cadeia de valor do plástico e, como tal, a K 2016 fornece uma plataforma de liderança para acelerar o progresso do setor neste espaço.

Eficiência de recursos

No entanto, até o momento, o progresso tem acontecido em um número de frentes, acendendo a mudança sustentável no setor, incluindo as INNATE™ Precision Packaging Resins. Elas fornecem funcionalidade com filme mais fino para preenchimento, exposição e armazenamento eficaz de embalagens, como stand-up pouches; rigidez aprimorada, juntamente com resistência flexível excelente para embalagens de plástico; integridade de pacote para uma excelente vida útil, ajudando a manter os alimentos protegidos por mais tempo para reduzir o desperdício de alimentos.

Reciclagem

Em reciclagem, a Dow introduziu a primeira tecnologia RecycleReadyTM, que ajuda a criar stand-up pouches recicláveis flexíveis que atendem à demanda dos consumidores de hoje. O stand-up pouch feito com modificadores de polímero RETAINTM é o primeiro pacote de sua linha com uma película protetora que pode ser reciclado em um fluxo de reciclagem de polietileno. Quando combinado com outras resinas de polietileno, o compatibilizador RETAIN™ oferece uma solução reciclável com características de proteção aprimoradas.

Da mesma forma, Dow and REGAIN Polymers, uma das maiores empresas de plástico reciclável do Reino Unido, facilitou a reciclagem de plásticos misturados com poliolefina. Dado o suprimento limitado de HDPE no fluxo de resíduos necessário para reciclagem ideal, a REGAIN Polymers necessitava de uma solução que permitisse que PP de baixo custo fosse incorporado em seus fluxos de reciclagem. Usando os Copolímeros de Bloco de Olefina baseados em PP INTUNETM, da Dow, um agente compatibilizador, a REGAIN Polymers pôde combinar as misturas normalmente incompatíveis de HDPE e PP.

Trazer as inovações ao mercado foi um esforço coletivo da Dow e seus parceiros da cadeia de valor. A Dow continua a investir em iniciativas de sustentabilidade para reduzir desafios globais, como desperdício de alimentos e aterros, e para melhorar o fim do ciclo de vida, a reciclagem e a recuperação de energia, como parte do compromisso da empresa em alcançar os Objetivos de sustentabilidade da DOW para 2025, que estão voltados para uma transição em direção a uma melhor sustentabilidade societária e uma economia circular. Como tal, a Dow se relaciona com recicladores líderes e outros fornecedores de infraestrutura para ajudar a desenvolver projetos e iniciativas que incentivarão maiores esforços de sustentabilidade mundialmente e localmente.

Isso inclui o recente projeto REFLEX um projeto de colaboração de dois anos em P&D, co-fundado pela Innovate UK, que consiste no trabalho conjunto de toda a cadeia de valor para criar uma economia circular para embalagem flexível no Reino Unido, atendendo a necessidades específicas locais.

“Isso é apenas um exemplo de onde a Dow está fazendo a diferença,” diz Dana Mosora, Diretora de Sustentabilidade do EMEA, da Dow Packaging & Specialty Plastics. Ela acrescenta: “Tratar de cada vez mais alvos de reciclagem estabelecidos pela Comissão Europeia é a principal prioridade para a Dow, e estamos seguros de que com a abordagem correta, juntamente com os atores líderes do setor, podemos fornecer soluções inovadores para os diversos desafios técnicos.”

Nos EUA, a Dow se juntou aos parceiros municipais e do setor para a implementação piloto de uma alternativa para resíduo plástico onde, a cada ano, 29 milhões de toneladas de resíduo plástico são descartadas. Os Programas de Bolsas de Energia demonstram que os itens de plástico não reciclados, como embalagens de suco, papel de bala e outros itens de plástico, podem ser coletados e convertidos em um recurso de energia e ajuda a identificar uma maneira de manter mais material fora do aterro.

Iniciativas

Além disso, na sexta-feira, 16 de setembro, a Dow se comprometeu com $2,8 milhões (€2,5 milhões) nos próximos dois anos para ajudar a limpar os oceanos da Terra cheios de entulho marinho. Cerca de metade desta contribuição irá para o patrocínio de projetos colaborativos como a pesquisa da Ocean Conservancy e programas de gerenciamento de resíduos pilotos, bem como para apoiar programas educacionais para a promoção de reciclagem e impedir a geração de lixo. Isso inclui se tornar a mais recente empresa global a se juntar à Economia Circular 100 (CE100), o programa de inovação pré-competitivo da Ellen MacArthur Foundation onde a Dow oferecerá experiência com ciência e inovação para desenvolver soluções escaláveis que fecham loops de recursos.

Na próxima década, a Dow pretende fazer parceria com líderes da indústria, organizações sem fins lucrativos e governos para fornecer seis projetos de economia circular. A Dow também melhora a reciclabilidade de plásticos apoiando associações como a Coligação de Embalagem Sustentável da GreenBlue e desenvolvendo mais soluções em sua família da tecnologia RecycleReady, um facilitador para uma alternativa para fim de uso de embalagem plástica.

Visite www.faceofinnovation.com para saber mais sobre como a Dow está trazendo inovação e sustentabilidade à vida. Fique atualizado com as últimas notícias e eventos e saiba mais sobre o stand da Dow no Hall 8a.

Siga a Dow no Twitter @DowK2016 e acompanhe em tempo real tudo o que acontece na Feira k 2016.

#Faceofinnovation

Sobre a Dow

Dow (NYSE: DOW) combina o poder da ciência e tecnologia para inovar de forma passional o que é essencial para o progresso humano. A Empresa está impulsionando inovações que extraem valor do material, polímero, ciência química e biológica para ajudar a abordar muitos dos problemas desafiadores do mundo, como a necessidade de água potável, geração e preservação de energia limpa e aumento de produtividade agrícola. O portfólio integrado, direcionado ao mercado e líder do setor da Dow em materiais químicos especiais, materiais avançados, agrociência e em negócios de plástico fornece uma ampla gama de produtos baseados em tecnologia e soluções para os clientes em aproximadamente 180 países e em setores de alto crescimento, como embalagem, eletrônicos, água, coberturas e agricultura. Em 2015, a Dow atingiu aproximadamente $49 bilhões em vendas anuais e empregou cerca de 49.500 pessoas no mundo todo. As mais de 6.000 famílias de produto da empresa são fabricadas em 179 localidades de 35 países em todo o mundo. Em 1 de junho de 2016, a Dow se tornou 100% proprietária do negócio de silicone da Dow Corning Corporation, uma empresa global com vendas de mais de $4,5 bilhões em 2015, 25 locais de fabricação em 9 países e aproximadamente 10.000 funcionários no mundo todo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam The Dow Chemical Company e suas subsidiárias, a não ser que expressamente descrito de outra forma. Mais informações sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com.