Huawei e Unesp anunciam projeto de pesquisa em SDN

• Escrito por  Mariana Amabile
  • Publicado em Demais

A Huawei e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciam hoje uma parceria para pesquisa e desenvolvimento em redes definidas por software (SDN) para ambientes de alto volume de dados científicos. O projeto promoverá cooperação técnico-científica entre a Huawei e o Núcleo de Computação Científica e o São Paulo Research and Analysis Center da Unesp, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto visando integrar as tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software e, com isso, criar soluções inovadoras em orquestração de recursos computacionais. O acordo foi assinado hoje durante a Futurecom 2016, o principal evento de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da América Latina.

Por meio deste acordo, os pesquisadores da Unesp aplicarão tecnologias avançadas de SDN e computação de alto desempenho (HPC, sigla para High Performance Computing) da Huawei para colaborar em pesquisas científicas com seus pares internacionais: CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, e o Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia. Além da pesquisa acadêmica, são esperados resultados práticos para a indústria. O tema SDN, em especial, é visto pelo mundo acadêmico e o setor privado com um conceito tecnológico capaz de trazer grandes benefícios para o mercado e sociedade, pois adiciona um componente relacionado à agilidade nos processos de configuração e provisionamento. A utilização de técnicas avançadas de gestão de redes e computação de alto desempenho também terão papel fundamental para a comunicação entre datacenters implementados em localidades distantes umas das outras.

“Estamos muito honrados em poder ser parceiros de um projeto de tamanha relevância para a sociedade. A Unesp, CERN e Caltech são lideres globais em centros de pesquisas e seus projetos conjuntos demandam um grande processamento de dados e necessita de infraestrutura de redes com alta confiabilidade”, declarou o Sr. Jackey Wang, Vice-Presidente de Marketing e Soluções da Huawei Enterprise Brasil.

Além dos resultados da pesquisa e desenvolvimento, a Huawei e a Unesp esperam que o projeto gere conhecimento em uma área inovadora, a qual exige conhecimentos avançados de tecnologia. “Temos procurado promover projetos de P&D com o setor privado, na tentativa de manter nosso corpo técnico-científico atualizado no estado da arte das tecnologias de TIC e, ao menos tempo, identificar nossos talentos na área. É um grande prazer ter agora a Huawei como parceira em um projeto de grande impacto tecnológico”, diz o Prof. Sérgio Novaes, Diretor Científico do NCC e Pesquisador Responsável do SPRACE.

O projeto também apresenta forte potencial de propagar o conhecimento adquirido dentro e fora da universidade, uma vez que a interligação de datacenters usando tecnologias baseadas em SDN e cloud computing representa tema de grande interesse tanto para o meio acadêmico quanto para a indústria. A pesquisa foi concebida e é coordenada e executada pelos pesquisadores e engenheiros do Núcleo de Computação Científica da Unesp, localizado no campus da Unesp na cidade de São Paulo.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 170 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 16 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP).

Para mais informações, acesse nosso site e siga nossos canais:

Website: https://www.huawei.com.br

Redes Sociais:

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/huawei-enterprise-brazil

Facebook https://www.facebook.com/HuaWeiEnterpriseBr/

Twitter https://www.twitter.com/Huawei_Brasil

Instagram https://www.instagram.com/huaweibr

Youtube https://www.youtube.com/user/huaweibrasil/

Sobre a Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a UNESP tem 34 unidades de ensino e pesquisa, que oferecem mais de 180 opções de cursos de graduação em 68 profissões de nível superior, além de mais de 230 programas de pós-graduação, formando, por ano, cerca de 5,6 mil novos profissionais. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades paulistas públicas e de ensino gratuito. A Unesp está presente em praticamente todo o território paulista: sua estrutura multicâmpus está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo.