A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Reguladores latino-americanos reforçam a importância de abordar espectro radioelétrico como questão regional

  • Escrito por  Mariana Guedes
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Representantes dos órgãos reguladores do Chile, Costa Rica e México consideram as frequências espectrais como um atributo essencial para beneficiar as pessoas via telecomunicações, durante o 5G Americas Wireless Technology Summit realizado durante o Futurecom 2016.

O incentivo ao desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações como a fibra óptica e as redes de backhaul, assim como a disponibilidade de bandas de espectro radioelétrico harmonizadas a nível regional serão determinantes para responder à demanda de conectividade e tráfego de dados no futuro em curto prazo, segundo expuseram os representantes dos órgãos reguladores do Chile, Costa Rica e México durante painel da 5G Americas Wireless Technology Summit, que aconteceu durante o Futurecom 2016, na cidade de São Paulo, Brasil.

O painel, composto pelo Subsecretário de Telecomunicações do Chile, Pedro Huichalaf Roa; Manuel Emilio Ruiz, Presidente do Conselho da Superintendência de Telecomunicações (Sutel) de Costa Rica; e Gabriel Contreras, Comissionado Presidente do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) do México, debateu sobre a importância de impulsionar o desenvolvimento de infraestrutura de telecomunicações, tanto sem fio como cabeada, para contar com a capacidade necessária para atender os requerimentos de conectividade presentes e futuros.

O Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe e moderador deste painel, José Otero, destacou os avanços destes países em matéria de telecomunicações, ao sinalizar que “no Chile temos a primeira rede LTE-Advanced da região utilizando a banda de 700 MHz APT (Ásia Pacífico); o México foi o primeiro país latino-americano a fazer o apagão analógico de televisão; e na Costa Rica, um país pequeno que enfrenta muitas dificuldades no momento de desenvolver infraestrutura dentro de seu território e no entanto conta com uma importante penetração de serviço de banda larga móvel”.

Os painelistas reforçaram a importância para o avanço do setor de impulsionar a infraestrutura, como os projetos do Chile para analisar a viabilidade de um link internacional com o continente asiático através de um cabo submarino através do Pacífico, e a importância de ampliar a capilaridade das redes de acesso troncais, especialmente em áreas rurais.

No debate, conclui-se que, se não se facilita o desenvolvimento de infraestrutura, as diferentes localidades não vão contar com a conectividade que requerem, assim reforça-se que é muito importante o desenvolvimento de infraestrutura, através de um foco multisetorial. Neste sentido, houve acordo sobre a importância de entender o espectro radioelétrico como um bem nacional de uso público destinado ao benefício das pessoas, onde as telecomunicações geram o princípio de igualdade e democracia, uma vez que as pessoas que têm acesso ao conhecimento têm melhores condições e qualidade de vida, e oportunidades em comparação com uma pessoa que não está conectada.

Finalmente, conclui-se que é muito importante que o espectro radioelétrico seja abordado pelos diferentes países como uma questão global ou regional, e que o acordo entre as nações latino-americanas é essencial para reduzir a brecha digital não somente na região, mas também desta com outras regiões do mundo.

Nota aos editores: fotos do painel dos reguladores do Wireless Technology Summit da 5G Americas podem ser descarregadas aqui: https://flic.kr/s/aHskM4SxXZ. Mais imagens da 5G Americas no Futurecom 2016 podem ser encontradas no seguinte link: https://flic.kr/s/aHskK76RHG.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo