TOKIO MARINE SEGURADORA

Pensando em sustentabilidade e urbanismo, alunos de engenharia criam projeto de Telhado Verde

  • Escrito por  RMA Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

No último ano, o Brasil passou por duas situações preocupantes: ao mesmo tempo que uma parte da população enfrentou períodos intensos de chuva, outra parcela teve de lidar com uma das mais alarmantes crises hidricas do País. Em busca de reduzir situações como essas, alunos do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) simularam e analisaram dados de um protótipo de telhado verde para retenção de águas pluviais, com foco em telhados de residências.

Para construí-lo, os alunos utilizaram brita, água, terra argilosa, argila expandida, concreto armado, madeira de baixa e alta densidade e solo orgânico. Durante o segundo semestre de 2016, o protótipo possibilitou que os alunos coletassem dados do escoamento de água, além de realizar testes de qualidade para saber o tipo de consumo que o elemento poderá ter após a passagem por todas as camadas do sistema construído.

Os resultados preliminares obtidos a partir do modelo, serão apresentados durantes os dias 27, 28 e 29 no Campus São Caetado do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia.

Alunos: Adriano Alexandr Sundfeld, Joao Batista Galvao De Azevedo e Rubens Yukio Rodrigues Naito.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 55 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 50 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo