Big Day Brasil: um dia para passarinhar
Data, comemorada em 22 de outubro, promove a conservação e a aproximação com a natureza
No dia 22 de outubro acontece o Big Day Brasil, evento que reúne pessoas de todo o País para um desafio: observar o maior número de espécies de aves livres em 24 horas. É possível participar de qualquer lugar, seja da janela de casa, nas ruas, em um parque ou numa Unidade de Conservação. O importante é “capturar” a ave com os olhos, sem incomodar o pássaro ou o ninho. As espécies observadas devem ser listadas na plataforma colaborativa eBird (http://ebird.org/content/brasil/) com informações, fotos e/ou filmes.
Como forma de reconhecer a participação e a colaboração do público, haverá uma premiação simbólica para os que observarem o maior número de espécies em geral, maior número de espécies ameaçadas e maior número de espécies em seu Estado.
De acordo com Pedro Develey, diretor da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil) e da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, o movimento contribui para a conservação e conhecimento da biodiversidade brasileira. “Não temos informações suficientes, como distribuição e população, de determinadas aves. Quando o esforço é colaborativo e padronizado, tudo pode ser registrado e comparado ano após ano”, relata.
Ele explica que não precisa ser um especialista para participar da ação. “Qualquer pessoa pode contribuir, começando com as aves mais comuns e aumentar o número de espécies e idas a campo, aprendendo cada vez mais”, conta. No ano passado, ele observou 125 espécies em sua casa no interior de São Paulo.
Para os que não possuem tanta experiência, o especialista recomenda o uso de binóculos e uma aproximação mais cautelosa. Também deve ser evitada a formação de grupos muito grandes e o uso de playbacks perto dos ninhos, pois podem estressar e assustar as aves.
O Big Day Brasil 2016 é organizado pela SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), Avistar Brasil, Observatório de Aves do Instituto Butantan e PUC/RJ, além de contar com o apoio da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Pedro Develey é membro da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza, uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".