A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

De olho em vantagens ambientais e econômicas, empresas aderem ao sistema de reúso de água

  • Escrito por  Vervi Assessoria
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

De olho em vantagens ambientais e econômicas, empresas aderem ao sistema de reúso de água

As crescentes preocupações com o meio ambiente têm gerado recorrentes discussões acerca da utilização consciente dos recursos hídricos disponíveis. Pensando nisso, plantas industriais estão aderindo à utilização de sistemas de água de reuso aumentando o número de ciclos de utilização de águas.

O sistema

Um dos modelos concebido e fornecido pela Ecosan para o setor sucroalcooleiro, empresa líder em equipamentos para tratamento primário e secundário de efluentes domésticos e industriais, foi projetado conforme descrito: vazão máxima de 15 m3/h, o sistema é constituído por Separador de Areia Mecanizado – SAM, Separador de Água e Óleo – TPI, Câmara de Floculação com Floculador tipo Turbina Axial, Câmara de Decantação de Alta Taxa com Módulos, duas Câmaras de Filtração com Leito Filtrante de Areia e Carvão Antracito e Sistema de Dosagem de Produtos Químicos.

Para o diretor executivo da Ecosan do Brasil, André Ricardo Telles, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) tem a finalidade de produzir água clarificada e filtrada proveniente de lavadores de veículos, peças, por exemplo, para reúso na indústria, em pisos, jardinagem e fins que não sejam para consumo humano e animal.

Entenda o processo

A primeira etapa consiste em retirar a areia da água por método gravitacional. Na sequência, a água passa por um separador de água e óleo, para que a água fique clarificada e o óleo seja descartado corretamente.

O controle da vazão da estação é feito pela calha parshal, em que o líquido é direcionado para as câmaras de floculação, com o intuito de coagular e aglutinar as impurezas contidas na água. Em seguida, aplica-se o processo de decantação na água.

Por último, o líquido passa por um processo de filtragem e dosagem de antiespumante, com o objetivo de separar o detergente existente na água tratada.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo