‘Aprendendo com a Mata Atlântica’ coloca crianças em contato com a natureza

• Escrito por  Máquina Cohn & Wolfe
  • Publicado em Demais

Na Semana da Criança, a Fundação SOS Mata Atlântica destaca projeto de educação ambiental que já recebeu cerca de 33 mil estudantes

Com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e educadores sobre as questões ambientais, a Fundação SOS Mata Atlântica recebe durante a semana escolas e grupos organizados em Itu (SP), para um dia de atividades lúdicas e interativas em contato com a natureza. O projeto ‘Aprendendo com a Mata Atlântica’ faz parte do compromisso da ONG com a conscientização sobre a causa ambiental e já recebeu a visita de cerca de 33 mil estudantes, além de promover cursos de formação de educadores e capacitação de monitores para estas atividades. As atividades acontecem no Centro no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - Brasil Kirin.

Para Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação, é importante que crianças e adolescentes tenham vivências em contato com a natureza. “Temos atividades que permitem que os visitantes experimentem diversas sensações e cheiros. Por vivermos em uma sociedade muito visual, é preciso estimular no contato com o mundo o desenvolvimento de outras sensibilidades”, explica.

Durante o passeio, os grupos recebem informações sobre a flora e fauna da Mata Atlântica, sua localização, abrangência e importância para nossa qualidade de vida. Além disso, participam de uma trilha leve, com a possibilidade de conhecer algumas espécies nativas da Mata Atlântica.

Responsável por projetos de restauração florestal que já promoveram o plantio de mais de 36 milhões de árvores nos últimos 15 anos, a SOS Mata Atlântica convida os participantes a realizarem o plantio simbólico de uma muda. “Além de encerrar um dia de muito aprendizado, essa atividade contribui para o entendimento da dinâmica de produção e plantio de árvores”, completa Kelly.

As visitas gratuitas, para grupos de 20 a 40 pessoas, duram três horas e podem acontecer pela manhã (das 8h30 às 11h30) ou à tarde (13h30 às 16h30). O projeto oferece ainda transporte gratuito para as escolas públicas de Itu e Salto. Escolas e grupos interessados em participar devem encaminhar e-mail para .

Para mais informações, acesse o link: www.sosma.org.br/projeto/aprendendo-com-mata-atlantica/

Sobre Centro de Experimentos

Inaugurado em 2007 em uma antiga fazenda de café, tem como objetivo implantar uma área em que sejam realizadas atividades relacionadas a questões de conservação dos recursos naturais e restauração florestal, transformando este espaço em uma oportunidade de realizar unidades experimentais e demonstrativas, capacitação técnica, educação ambiental, sensibilização e mobilização.

Os focos de atuação da equipe do Centro de Experimentos Florestais estão nas linhas de ação: Restauração Florestal e Conservação de Recursos Naturais, Pesquisa e Experimentação, Capacitação e Formação, Educação Ambiental e Mobilização.

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br