Parceria entre Premix e Fazenda 20 de Maio produziu taxa de prenhez acima da média nacional

• Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais

Taxa de prenhez total obtida foi de 85,9%

A Fazenda Vinte de Maio, de propriedade de Jorge Ismael de Biasi e Outros, situada no munícipio de Getulina (SP), é parceira da Premix há mais de 20 anos. Além do fornecimento de suplementos minerais de excelente qualidade, a parceria conta ainda com a prestação de serviços, desempenhada pelo consultor técnico Danilo Arelaro.

Durante a estação de monta 2014/2015, a propriedade dispunha de 2.614 fêmeas em idade reprodutiva, divididas em lotes de acordo com a categoria (nulíparas, primíparas e multíparas) e raça (Nelore e produtos de cruzamento industrial).

Na propriedade existe uma grande preocupação com a utilização de genética de ponta, sempre com a utilização de touros provados, tanto na IATF como na monta natural. Dentro da referida estação de monta houve diferenças quanto ao manejo reprodutivo executado nas diferentes categorias, sendo que as vacas multíparas da raça Nelore foram submetidas a um protocolo de IATF, seguido do repasse com touros. Já as demais categorias foram expostas à touros (monta natural) na proporção de 1:25 (relação touro: vaca), obtendo resultados significativos com relação à taxa de prenhez.

Com relação ao protocolo nutricional utilizado, durante o período que compreendeu os anos de 2014 e 2015, optou-se pela utilização de dois produtos especialmente desenvolvidos para o rebanho de cria: o Premiphós 80, que foi utilizado nas vacas multíparas da raça Nelore, e o Fós Premium, produto aditivado com o Fator Premium, utilizado nas demais categorias de matrizes existentes na propriedade durante os períodos de águas e seca.

A taxa de prenhez total obtida foi de 85,9% (2245/2614), índice bastante significativo levando em consideração as médias obtidas pela pecuária nacional. Houve uma variação entre as categorias e raças, sendo que as multíparas cruzadas obtiveram uma taxa de prenhez de 88,3% (733/830), e as multíparas da raça Nelore apresentaram um índice de 82,4% (883/1072).

A taxa de prenhez dos animais suplementados com o produto Fós Premium foi de 88,1% (1358/1542), resultado superior quando comparado aos animais suplementados com o Premiphós 80, que apresentou 82,4% de taxa de prenhez (833/1072), uma diferença de 5,8% entre os suplementos utilizados.

Em relação ao índice de nascimento, a propriedade obteve uma taxa de 80,5% (2.104 /2.614), ou seja, uma perda gestacional de 5,4%. O resultado é muito positivo, pois está abaixo da média nacional, porém a meta da fazenda é reduzir ainda mais este índice.

Um dos principais índices na pecuária de cria é a taxa de desmame (% desmame), representada pelo total de bezerros desmamados em relação ao total de matrizes expostas à reprodução durante a estação de monta. Na propriedade, obteve-se uma taxa de desmame de 77,5% (2026/2614).

Este índice está acima da média nacional. Segundo dados do Anualpec 2016, em 2015 o Brasil tinha 80.273.000 matrizes acima de dois anos em idade reprodutiva e produziu 54.727.497 bezerros, sendo a taxa de desmama do rebanho nacional de 68% e intervalo entre partos de 18 meses.

Com relação a idade à primeira cobertura, ela está sendo realizada em torno dos 24 meses, sendo que o intervalo entre partos médio da propriedade está em torno de 14 meses.

O gestor nacional de Cria da Premix, Marcos Vinícius Biehl, explica que a Fazenda 20 de Maio detém índices zootécnicos invejáveis, quando comparados a maioria das propriedades que possuem rebanho de cria. “A fazenda busca evolução ainda maior nos índices zootécnicos, que possuem influência direta na lucratividade do sistema, tais como redução da reabsorção embrionária, aumento da taxa de desmama e redução do intervalo entre partos”, destaca.

Para o manejo reprodutivo da Fazenda 20 de Maio, a Premix ofereceu os seguintes serviços: visitas periódicas do consultor técnico; orientação e treinamento do pessoal de campo sobre manejo e controle da suplementação; orientação sobre os suplementos a serem utilizados para cada categoria em função da época do ano; auxilio no levantamento e análise de dados, e sugestões sobre o manejo nutricional e reprodutivo do rebanho.

A equipe da Premix agradece ao proprietário da fazenda, Jorge Ismael de Biasi, pela confiança depositada em seus produtos. Também parabeniza Clair Balero, gerente de Pecuária; Silvio César Fernandez, administrador da fazenda, o médico veterinário Dorival Martinelli, e a toda a equipe de colaboradores da fazenda, pelo excelente trabalho realizado, fundamental para alcançar os excelentes resultados.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 37 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.