Confiante, o badalado ex-cônsul francês é o mais novo integrante da Rede Otimiza Brasil, aonde trará todo o seu potencial de relações internacionais

• Escrito por  Galeria de Comunicações
  • Publicado em Demais

Chamou a atenção em diversos veículos de comunicação nas últimas semanas, o posicionamento do ex-cônsul geral da França porque neste momento, ele decidiu se licenciar da carreira diplomática e manter residência fixa no Brasil. Damien Loras sempre se mostrou muito positivo em relação ao Brasil em âmbito geral. "Criei com o Brasil uma relação especial, num primeiro momento como Conselheiro Diplomático do presidente francês, responsável, entre outras atribuições, pelas Américas e nos últimos anos, como Cônsul Geral da França em São Paulo. Eu amo esse país tão acolhedor e generoso como minha segunda casa. Acredito fortemente no seu enorme potencial de desenvolvimento, apesar da grave crise que atravessa", explica o ex-aluno do Instituto de Estudos Políticos de Paris –IEP- e da Ecole Nationale d'Administration -ENA Paris-, que estão entre as mais renomadas instituições de ensino francesas, alto diplomata há mais de 20 anos, Conselheiro diplomático do Presidente da República Francesa de 2007 a 2012, após ter ocupado funções de alto escalão na representação francesa na ONU, em Nova Iorque e no gabinete do Ministro dos Assuntos Exteriores da França.

Damien Loras diz que as relações econômicas entre o Brasil e a França são muito antigas e esse vínculo não se trata apenas de vender e comprar. “O Brasil já experimentou várias crises em sua história. As empresas francesas ficaram. Então, eu diria que apesar da crise, o compromisso das nossas empresas com o Brasil fica muito forte, muito sólido. A França é o 11° fornecedor do Brasil. E há muitos anos é o 4° ou 5° maior investidor no Brasil. Isso significa que as empresas francesas, a França em si vende menos ao Brasil do que investe no Brasil”.

Seu objetivo aqui no país é continuar acompanhando processos de internacionalização de empresas tanto no Brasil como na América do Sul. Assim, escolheu se integrar a Rede Otimiza Brasil. "Após os anos de abundância, e com eles de imprudência, a crise está forçando as empresas a rever seus métodos para otimizar o uso dos recursos que agora são escassos. Em síntese, deve-se procurar atingir em todos os setores a eficiência, da qual depende, mais do que nunca, o desenvolvimento e futuro das empresas”, ressalta Loras. A Rede Otimiza Brasil viabiliza esse grande desafio, oferecendo por intermédio de um Desk Único, serviços "à la carte" de profissionais altamente especializadas nos segmentos da fiscalidade, energia e telecomunicações, que permitem às empresas parceiras reduzir substancialmente e rapidamente os seus encargos e nível de gastos. “A experiência nos mostra que no Brasil, devido à complexidade e burocracia dos regulamentos e procedimentos, a maioria das empresas, de grande e médio portes, mesmo as mais bem administradas e rentáveis suportam, por falta de assessoramento proativo, cargas indevidas de impostos, energia e/ou telecomunicações, sem saber que podem recuperá-las e as evitar no futuro. A singularidade da abordagem da rede Otimiza reside também na natureza do relacionamento com seus clientes: somente o resultado é importante para nós e isso sem custo inicial, sem retainer. A remuneração da Otimiza Brasil se realiza somente sobre as economias reais geradas para as empresas. Já que nosso objetivo é melhorar o desempenho das empresas, não parece lógico que também sejamos avaliados e remunerados sobre os frutos do nosso próprio desempenho?", finaliza Damien Loras.

Damien Loras integra uma rede de profissionais, brasileiros e europeus, altamente reconhecidos. "É uma honra contar com a participação de um grande diplomata como Damien Loras. Por suas habilidades e trajetória, ele complementa nosso Conselho e traz uma visão mais global que atende às necessidades específicas dos nossos clientes", observa Bertrand Dupont, CEO e Co-fundador da Rede Otimiza Brasil.

Otimiza Brasil se distingue por seus serviços complementares baseados em uma coordenação através de um Desk Único e uma remuneração principalmente via Success Fee. Além da otimização de custos corporativos, Otimiza Brasil possui também dois outros departamentos importantes: Otimiza Vendas (JV, PPP/PDP, relações institucionais, acesso aos mercados públicos, redes de distribuição, internacionalização e comércio exterior) e Otimiza Patrimônio (Funding de operações, M&A, Compliance, Proteção de ativos).

Sobre a Otimiza Brasil

A Rede Otimiza Brasil uniu renomados consultores internacionais a fim de oferecer uma plataforma diferenciada e única para organizações empresariais. A Rede destaca-se dentro do mercado por obter lucros a partir do sucesso do cliente, assim, priorizando os resultados da empresa que contrata o serviço. Levando em consideração o cenário econômico brasileiro atual, os consultores experientes articulam soluções para diversas situações, seguindo três focos: custos, vendas e patrimônio; com o objetivo de auxiliar o universo empresarial. Com diversas alianças de peso, como por exemplo, a Going Global Consulting, a Rede Otimiza Brasil viabiliza mais oportunidades de negócios com riscos inexistentes. A equipe de consultores trabalha de acordo com a necessidade de cada empresa, prestando um serviço especializado e potencializando essa Rede Colaborativa de Negócios. Acesse: www.otimizabrasil.com

*Bertrand Dupont – Diretor da Rede OTIMIZA, atuante nos mercados da América Latina há mais de 20 anos. Criador do conceito Rede OTIMIZA Brasil, Bertrand Dupont possui uma longa trajetória em empresas multinacionais na França, Espanha, Inglaterra, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. É CEO da Sudamérica Consulting Group especializado em Fusões e Aquisições, funding de operação, internacionalização de empresas e relações governamentais, CEO da Alizarine Intelligence. Foi representante para América do Sul da parte de consultoria do maior banco europeu o Crédit Agricole, parceiro na América do Sul da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. É Conselheiro Empresarial do Instituto Projeta Brasil e Representante no Brasil do candidato a Presidência da República Francesa, Alain Juppé.