TOKIO MARINE SEGURADORA

Operação de Fiscalização ‘Dia das Crianças’

  • Escrito por  Fundação Procon-SP
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Fundação Procon-SP encontra irregularidades em 37% dos estabelecimentos fiscalizados, principais infrações estão relacionadas a preço e validade

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro a Operação Dia das Crianças. De 187 estabelecimentos visitados, 70 apresentaram irregularidades (37,43 % do total vistoriado). Durante as compras consumidores devem ficar atentos aos valores cobrados, eventual validade e selo do Inmetro nos brinquedos.

A maior parte dos casos está relacionado a problemas na apresentação dos preços das mercadorias, 36,05% dos estabelecimentos vistoriados apresentaram problemas que vão desde produtos sem preços, uso de códigos sem clareza, precisão e ostensividade e, também, dois preços para o mesmo produto, entre outros.

A segunda principal irregularidade foi a validade dos produtos: em 18,6% das lojas foram encontradas mercadorias com a validade vencida, apagada, borrada, sem validade ou de forma ilegível/coberta.

Confira aqui a relação de empresas que apresentaram irregularidades.

A ação, que teve como objetivo fiscalizar estabelecimentos que comercializam e prestam serviços voltados para o público infantil, verificou infrações ao Código de Defesa do Consumidor, tais como, se informações referentes a preço e forma de pagamento estão sendo prestada de maneira clara, precisa e ostensiva; se as embalagens dos brinquedos possuem informações obrigatórias, como, certificado do Inmetro, faixa etária, identificação fiscal do fabricante ou distribuidor, instruções de uso e descrição exata dos itens inseridos na embalagem, entre outras e se os estabelecimentos possuem o exemplar do Código de Defesa do Consumidor acessível ao consumidor

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo