Novo relatório mostra os riscos provocados pelo aquecimento dos oceanos

• Escrito por  Silvia Dias
  • Publicado em Demais

Pela primeira vez um relatório sobre o aquecimento dos mares deixa clara a dimensão do "risco oceano'. Financiado pela (re) seguradora global XL Catlin, o estudo Explicando o aquecimento dos oceanos: causas, escala, efeitos e consequências, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), mostra que o aquecimento dos oceanos já está afetando pessoas em todo o mundo e impactos significativamente maiores devem vir no futuro. Ele foi compilado por 80 cientistas de 12 países e descreve o fenômeno como "um dos maiores desafios escondidos da nossa geração".

"Está claro que a magnitude dos impactos descritos neste relatório destaca a necessidade de rever e reconsiderar os riscos associados com a evolução do estado do mar. É um poderoso grito de alerta sobre os riscos colocados pelo aquecimento dos oceanos”, declarou Mike Maran, Chief Science Officer da XL Catlin. “Há muito mais que a indústria de seguros precisa fazer para compreender o risco dos oceanos, o que está acontecendo com sua saúde, quais são os riscos que isso representa para os nossos clientes em todos os setores e como podemos ajudar a enfrentar esses desafios ".

O 'Risco Oceano' descreve os potenciais impactos que estas mudanças podem ter sobre as empresas, a sociedade e os ecossistemas ao redor do globo. De acordo com esta revisão científica, mudanças fundamentais para a química e a física do oceano e para a riqueza de vida que ele sustenta já são evidentes, com a segurança alimentar e a saúde humana sob ameaça, juntamente com os perigos de eventos climáticos mais extremos.

O relatório também identifica outras mudanças para a saúde do oceano, incluindo acidificação e de-oxigenação que irá impactar todos os níveis da vida marinha, do menor plâncton aos mamíferos. Esses impactos incluem:

· Comunidades costeiras em maior risco de inundação, de tempestades tropicais mais intensas e do aumento do nível do mar.

· Segurança alimentar comprometida pelo deslocamento e pela depauperação das populações de peixes. Safras de pesca marítima do Sudeste Asiático devem cair entre 10% e 30% em 2050 em relação a 1970-2000, à medida que a distribuição das espécies de peixes mudar, dentro do cenário das altas emissões de gases de efeito estufa que teremos se os padrões energéticos e produtivos permanecerem como estão atualmente.

· Redução da produtividade agrícola em regiões-chave que serão afetadas, incluindo América do Norte e o sub-continente indiano, pelo aumento das chuvas em latitudes médias e mais padrões de seca em zonas sub-tropicais.

· Saúde humana sob a ameaça da propagação do vírus, doenças e patógenos pelo oceano mais quente e passadas para os humanos diretamente ou através da cadeia alimentar. Estes incluem as bactérias que causam cólera e a doença neurológica ciguatera.

· Custo das mudanças nos oceanos em constante ascensão. Todos os impactos negativos terão um custo. Como exemplo, a perda para o turismo do recente e generalizado branqueamento dos corais é calculado em US$ 23 bilhões. O custo em 2100 da perda dos recifes de coral pode chegar a US$ 1 trilhão por ano.

Entre as recomendações destacadas no relatório está uma chamada para priorizar o fechamento das lacunas no conhecimento científico sobre os impactos do aquecimento do oceano, os quais são evidentes, prevalentes e devem alterar o nosso modo de vida.

Entre as ações recomendadas para serem tomadas está um corte contínuo das emissões de gases de efeito estufa e um afastamento das tentativas para proteger a biodiversidade em prol de uma gestão mais ativa e até mesmo da restauração da biodiversidade e dos ecossistemas.

A XL Catlin esteve envolvida no apoio ao trabalho dos cientistas sobre a mudança do oceano desde 2009. Ela investiu em expedições de pesquisa para o Oceano Ártico para compreender mudanças no ambiente causadas pela perda de gelo marinho e financiou a pesquisa digital mais abrangente do mundo sobre recifes de coral do mundo, criando uma base de dados que está disponível para pesquisadores no site XL Catlin Global Reef Record. O trabalho continua com a recém lançada Pesquisa Em Mares Profundos XL Catlin, um programa de investigação científica multidisciplinar que irá criar uma nova metodologia padronizada para ser usada por biólogos marinhos para a medição de indicadores biológicos físicos, químicos e com a finalidade de avaliar a função, saúde e resiliência do oceano profundo.

Sobre a XL Catlin

XL Catlin é a marca global utilizada pelas empresas de seguros e resseguros do XL Group Ltd (NYSE: XL) (re), as quais oferecem produtos patrimoniais, de responsabilidade civil, profissionais e e especializados para empresas industriais, comerciais e profissionais, companhias de seguros e outras empresas em todo o mundo. Os clientes se voltam para a XL Catlin em busca de respostas para os seus riscos mais complexos e para ajudar a fazer seu mundo avançar. Para saber mais, visite xlcatlin.com.