TOKIO MARINE SEGURADORA

Recife recebe exposição do 5º Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

  • Escrito por  Edgard Léda
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Obras dos cinco artistas vencedores podem ser ser vistas no Museu de Arte Moderna até 27 de novembro. A entrada é gratuita

A quinta edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas encerra a exposição itinerante com uma exposição no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). A mostra com obras dos artistas vencedores foi aberta em 27 de setembro, com a presença do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Vilaça, pai do artista Marcantonio Vilaça.

O curador do Prêmio, Marcus Lontra, ressaltou que os vencedores foram escolhidos para valorizar a representatividade de produções de arte contemporânea do Brasil. “Esse é um prêmio inovador que busca premiar artistas que representam o país, além de premiar os curadores. Você acaba tendo uma abrangência de possibilidades de ação cultural contemporânea”, disse. A mostra tem vídeos, desenhos, fotografias e instalações dos artistas Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA).

O ex-ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Vilaça destacou a relevância do prêmio para as artes plásticas: “Essa parte didática e pedagógica do prêmio é muito importante. O artista trabalha a sua obra e seu desenvolvimento com a premiação”, afirmou ao lembrar o trabalho do filho para as artes plásticas. “Esse prêmio alonga o trabalho que meu filho fez para a arte contemporânea divulgando os artistas brasileiros”, finalizou.

Na exposição, o trabalho de Berna Reale está voltado para a videoarte e trata de questões que envolvem o poder a partir da provocação. “Estou muito orgulhosa por ter ganho o prêmio. É um selo no meu histórico como artista, principalmente por ser uma premiação de referência para as artes plásticas”, comemorou.

O reconhecimento do trabalho através da premiação também foi importante para o artista argentino que mora há 15 anos em São Paulo, Nicolás Robbio. “Em se tratando de Marcantonio Vilaça, um prêmio a nível nacional, é muito gratificante, principalmente por saber que meu trabalho foi selecionado entre as diversas obras incríveis de todo o país”, disse.

No espaço também estão expostas obras da artista Amelia Toledo, homenageada na segunda edição do Projeto Arte e Indústria, além do projeto de curadoria vencedor da desta edição do prêmio: a mostra “Zona de Perigo”, do goiano Divino Sobral, com a exposição de trabalhos de 12 artistas brasileiros que mostram suas visões sobre criminalidade, violência, segurança e justiça.

“A sensação que tenho ao ganhar o prêmio é de que os trabalhos que estamos fazendo para a arte brasileira têm validade, pertinência, sentido e qualidade. Essa é uma das maiores chancelas que se pode ter hoje no Brasil e isso qualifica o que venho fazendo como curador para outros tipos de trabalho”, explicou.

Para o artista brasiliense Gê Orthof, conhecer tantos lugares novos serviu como inspiração para as próximas obras. “Já tenho o meu caderninho de anotações com muitos pensamentos, experiências e encontros que surgiram a partir da mostra. A troca de ideias com os outros artistas foi muito importante. Para mim, o aprendizado é o que tem de mais precioso no prêmio”, afirmou.

A mostra, que foi aberta em São Paulo e também passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba, será encerrada em Recife e estará em exposição no MAMAM até o dia 27 de novembro. A visitação é gratuita.

SERVIÇO:

Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) / Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife
Visitação pública até 27/11/2016
Horários: terça a sexta-feira – das 12h às 18h
Sábados e domingos – das 13h às 17h
ENTRADA GRATUITA

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo