Domingo Cultural e Gastronômico Especial da Grécia na Cinemateca dia 09 de outubro

• Escrito por  A3 Comunicação
  • Publicado em Demais

Pratos típicos como mussaká, bebida ouzo e apresentação de danças com grupos folclóricos são alguns dos atrativos da 1ª Mostra de Cinema Grego com entrada gratuita

Acontece neste domingo dia 09 de outubro, a partir das 14h o piquenique grego na área externa da Cinemateca, com entrada gratuita, que reunirá barracas com venda de pratos típicos gregos como o tradicional mussaká e o famoso churrasquinho grego, o gyro, carne bovina, suína ou frango servida em pão pita com tzaziki ( molho de iorgute cm pepino), doces, bebidas e souvenirs.

A partir das 15h00 haverá apresentações de danças folclóricas com intervalos e novas apresentações às 17h e 19h. Os grupos que se apresentarão fazem parte da Coletividade Helênica de São Paulo e do Grupo Zorbas, profissional que dançarão um repertório rico desde clássicos, passando por danças típicas de ilhas até o famoso sirtaki com quebra de pratos, dança imortalizada no cinema por Anthony Quiin no filme, Zorba, o Grego.

E após o evento gastro-cultural às 20h30 haverá a exibição do clássico The Ogre of Athens, de Nikos Koundouros, com uma sessão ao ar livre.

A1ª Mostra de Cinema Grego, entre os dias 06 a 16 de outubro, na Cinemateca, que acontece pela primeira vez no Brasil, traz dez filmes dirigidos por importantes diretores gregos, a maior parte deles inéditos em SP. Os filmes fazem parte do acervo da cinemateca de Atenas e datam das décadas de 1920, 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990 e dos anos 2000 em diante. O evento é uma realização do Consulado Geral da Grécia em São Paulo em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Greek Film Centre

Sinopse

The ogre of Athens - O ogro de Atenas (O drakos), de Nikos Koundouros

Grécia, 1956, 35mm, pb, 103’

Com: Dinos Iliopoulos, Margarita Papageorgiou, Giannis Argyris, Thanasis Vengos

É véspera de Natal. Thomas, um atendente solitário e pacato, repentinamente descobre que se parece muito com o temido “Ogro de Atenas”, um cruel criminoso procurado pela polícia. Ele se assusta inicialmente, mas depois concorda em personificar o “Ogro” e acaba sendo aceito pelos membros de uma gangue do submundo. A gangue, que tem Chontros (o Gordo) como líder, frequenta um cabaré popular e se prepara para o grande assalto: o roubo de uma coluna do Templo de Zeus Olímpico para vender a compradores estrangeiros.

Classificação indicativa: 12 anos

Classificação indicativa: 16 anos

Serviços:

Primeiro Festival de Cinema Grego

De 06 a 16 de outubro de 2016 com exibições de quinta a domingo

Horário: (vide programação)

Local: Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo – SP

Telefone: 11- 3512-6111

www.cinemateca.gov.br

Entrada Gratuita

Possui ar condicionado e acesso para deficientes.