Público infantil tem sessão especial na 16ª Goiânia Mostra Curtas

• Escrito por  Lilian Cury - Jornalista
  • Publicado em Demais

15ª Mostrinha começa nesta quinta-feira e traz filmes de seis Estados brasileiros

O público infantil tem sessão especial garantida na 16ª Goiânia Mostra Curtas, com a Mostrinha, que está em sua 15ª edição. São seis filmes, de quatro Estados diferentes, com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema. A primeira exibição será nesta quinta-feira (6), a partir das 9 horas, no Teatro Goiânia, voltada a alunos das redes públicas municipal e estadual de educação, com entrada franca.

Os filmes serão, novamente, exibidos, na sexta-feira (7), no mesmo horário, também para escolas, e no domingo (9), às 10h30 – sendo esta última sessão aberta a todos. Ao fim, as crianças votam nos filmes preferidos, que serão premiados no encerramento do festival.

Ainda nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, também no Teatro Goiânia, será exibida a Curta Mostra Goiás que, neste dia, terá sete filmes. Às 19 horas, começa a Curta Mostra Brasil, com produções selecionadas de todo o País, serão 12 obras, com intervalo de 15 minutos no meio da sessão. Veja a lista de filmes no link.

Atividades paralelas

A programação deste terceiro dia de festival ainda inclui uma mesa redonda sobre os desafios Jurídicos para a produção audiovisual no Brasil. O evento será às 10 horas, no Papillon Hotel, Sala Anhanguera II, com participação de Rafael Neumayr (Presidente da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG), Adriana Rodrigues, produtora executiva, roteirista e diretora, e Pedro Novaes, diretor, roteirista e presidente da GOFilmes.

À 14 horas, Rafael Neumayr ministra também um workshop sobre direitos autorais e contratos no audiovisual, no mesmo local. A intenção é repassar aos participantes noções básicas sobre propriedade intelectual, com especial ênfase aos cuidados que devem ser observados na estruturação dos contratos no setor.

No café do Teatro Goiânia, às 17 horas, o crítico de cinema, curador e editor da revista Janela, Fabrício Cordeiro vai mediar o primeiro de uma série de três encontros com realizadores.

A agenda deste terceiro dia de festival inclui, ainda, continuação do 11º Curso de Formação Profissional e da Oficina Olhar Cênico. A programação completa pode ser conferida no link.

O Festival

Entre os dias 4 e 9 de outubro, a 16ª Goiânia Mostra Curtas oferece uma ampla agenda cultural ao público, totalmente gratuita. São cinco mostras, que contemplam a diversidade de gêneros e formatos da produção audiovisual brasileira: Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação inclui, também, palestras, seminários, laboratórios e oficinas, encontros e lançamentos literários.

Por meio da variedade da programação, a Goiânia Mostra Curtas oferece uma proximidade com a produção audiovisual feita em todo o Brasil, segundo a diretora do festival, Maria Abdalla. “A intenção é trazer um panorama das produções nacionais, propiciar um intercâmbio de culturas e, ainda, valorizar o setor audiovisual, que têm crescido bastante nos últimos anos”.

Neste ano, o festival tem patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás.

16ª Goiânia Mostra Curtas

De 4 a 9 de Outubro