Homens gastam cada vez mais com beleza

• Escrito por  ETC COMUNICAÇÃO
  • Publicado em Demais

Levantamento mostra que a prestação de serviços para eles cresceu 2,4%; já aqueles voltados para o universo feminino tiveram uma queda de 8%

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC confirmam o que é perceptível em uma simples caminhada pelas ruas: os homens estão cada vez mais vaidosos. A prestação de serviços de beleza voltados para os marmanjos no país cresceu 2,4% no ano passado e representa mais de R$ 21 milhões do faturamento total do setor.

Enquanto a palavra crise não surtiu efeito nessa fatia de mercado, o mesmo não pode ser dito para quem se especializou no segmento feminino. Os serviços de beleza voltados para as mulheres amargaram uma queda de 8% no mesmo período de acordo com a ABIHPEC.

Nos últimos cinco anos, o consumo de produtos cosméticos e de higiene voltados para eles cresceu 16%, fazendo com que o mercado brasileiro ocupe o posto de segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além dos dados setoriais, o Instituto Qualibest produziu uma pesquisa para a ABIHPEC sobre os hábitos de consumo do homem brasileiro, e o levantamento apontou que 43% dos homens entrevistados consideram-se super vaidosos. “Quando questionados sobre o que significa a vaidade masculina, a maioria respondeu que ela está ligada à valorização da autoestima e cuidado com a saúde e bem-estar”, comenta Raul Porto, executivo da Qualibest.

Depois de apostar nesse filão de mercado, a Barbearia Torres, com duas unidades em Belo Horizonte, colhe bons frutos. O estabelecimento fechou o ano de 2015 com o crescimento de 20%. A expectativa para este ano continua positiva, apesar do desaquecimento econômico, e a previsão é que o negócio cresça entre 20 e 25%. " Uma característica favorável do público masculino é a fidelidade. Se você atende bem e com qualidade, o cliente sempre vai querer voltar ao seu estabelecimento e consumir os seus produtos e serviços", afirma Edimar Torres, proprietário da Barbearia Torres.