Usinas privilegiam produção de açúcar

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

Usinas privilegiam produção de açúcar

Expectativa de melhora levou o setor de moenda de cana a investir no açúcar

Depois de pelo menos 5 anos em crise, o setor sucroenergético brasileiro mostra sinais de recuperação, mostrando a ampliação da produção de açúcar, conforme mostra o levantamento realizado pela União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), a fabricação de açúcar da primeira quinzena de outubro ficou em 2,967 milhões de toneladas, um aumento de 2,9% na comparação anual.

Essa perspectiva de melhora tem alavancado também o crescimento das empresas que fornecem diferentes serviços às moendas de cana, que no ano passado, tiveram queda de 15%. Agora, a expectativa é que o mercado volte a crescer, e as empresas esperam uma taxa de pelo menos 10% de crescimento.

No estado de São Paulo, principal produtor de cana do país, a safra começou mais cedo e tem produção estimada em 650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para o período 2016/2017. Além disso, o rendimento industrial previsto é de 134 quilos de ATR (Açúcar Total Recuperável) por tonelada.

Esse panorama levou as usinas e indústrias de base do estado a apostarem novamente nas contratações. A expectativa é que a alta nos preços do açúcar e do etanol, aliados ao crescimento da biomassa marquem o início de um novo ciclo para o setor.

Nesse cenário, outra pesquisa pode animar os empresários de moendas de cana. De acordo com a Datagro, a capacidade de produção de açúcar do Brasil deve crescer entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas no próximo ano, para atender ao déficit na oferta global de açúcar. Isso exige algumas expansões, para aumentar a capacidade das usinas.

A consultoria também afirmou que a escassez no açúcar está impulsionando a procura pelo produto brasileiro, uma vez que o país está processando uma quantidade recorde de cana. A estimativa da Datagro é que cerca de 625 milhões de toneladas de cana-de-açúcar sejam processadas apenas na região centro-sul nesta safra.