TOKIO MARINE SEGURADORA

PUC e UFMG realizam, no dia 20 de outubro, o evento “Subjetividade e Cultura digital: Juventude e virtualidade”

  • Escrito por  Juliana Tassara
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

A iniciativa pretende reunir pesquisadores, de diversas regiões do país, para debaterem o impacto da cultura digital no cotidiano dos jovens.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas realizam o evento “Juventude e Virtualidade” no próximo dia 20 de outubro, no auditório do Museu da PUC Minas. O encontro organizado pelas professoras Nádia Laguárdia, Márcia Stengel, Jacqueline de Oliveira Moreira irá reunir pesquisadores de diferentes áreas com o intuito de proporcionar um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os impactos da cultura digital no comportamento dos jovens. Estarão presentes pesquisadores de Psicologia Social, Psicanálise, Direito, História, Belas Artes e Comunicação Social.

A palestra de abertura será feita por Fabio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), de São Paulo. Senne irá apresentar dados inéditos sobre o uso das redes sociais feito pelos jovens brasileiros. Diferentes temas serão debatidos em mesas interdisciplinares como : amor e juventude e jogos digitais.O evento é uma ação preparatória para o I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: corpo e virtualidade que acontecerá em março de 2017 na UFMG e que trará ao país nomes como o pesquisador francês David Le Breton.

A programação completa segue abaixo:

8:30h- Abertura

9h – Palestra: Juventude e redes sociais no Brasil –

Fabio Senne (CETIC.Br/ SP)

Comentários: Nádia Laguardia de Lima (FAFICH/UFMG)

10h- Mesa Redonda 1: Amor, juventude e internet

O amor na era da internet: escutando adolescentes - Márcia Stengel (Psicologia/PUC Minas)

Notas sobre o filme Her - Jacqueline de Oliveira Moreira (Psicologia/PUC Minas)

A escrita do amor por adolescentes nas redes sociais - Nádia Laguardia de Lima (FAFICH/UFMG)

12h - Intervalo

13:30h- Mesa Redonda 2 Juventude e riscos na internet

TIC Kids Online: radiografando riscos e oportunidades no uso da internet por jovens brasileiros - Vanina Costa Dias ( Psicologia - FaE/UEMG - FPL)

Juventude, mídia e violência - Shirlei Rezende Sales (FAE/UFMG)

Cyberbullying: direito, justiça e política - Fabrício Veiga Costa (Direito/FPL)

15:00h- Mesa Redonda 3 - Juventude e jogos digitais

"No mundo do Pokemon Go: os jogos ensinam melhor que as escolas - Regina Helena Alves da Silva (FAFICH/UFMG)

Conversando sobre os jogos digitais com os adolescentes - Helena Greco Lisita(FAFICH/UFMG)

Criação de Jogos digitais - Marcelo La Carreta Enrique López da Cunha Pereira (PUC Minas)

16:30h- Intervalo (café)

17:30h – Mesa Redonda 4 - Escritas e invenções nas redes sociais virtuais

Juventude, maternidade e blogs - Patrícia Shalana Albertuni (PUC Minas)

Adolescentes e facebook - Evandro Ornelas Mineiro (PUC Minas)

Adolescência e saber no contexto das tecnologias digitais: há transmissão possível? - Daniela Teixeira Dutra Viola, Juliana Tassara Berni (FAFICH/UFMG)

Serviço:

Mais informações: https://www.sympla.com.br/i-congresso-internacional-subjetividade-e-cultura-digitaljuventude-e-virtualidade__74711

O valor da inscrição é de 33 reais ( 30 reais de inscrição e 3 reais de taxa da plataforma Sympla)

As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.sympla.com.br/i-congresso-internacional-subjetividade-e-cultura-digitaljuventude-e-virtualidade__74711

Até o dia do evento 20 de outubro

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo