Igor Kupstas, da O2 Play, participa do Festival do Rio e RioMarket em outubro

• Escrito por  Denise Lara
  • Publicado em Demais

Diretor da distribuidora da O2 FIlmes participa da mesa sobre negócios de vídeo on demand;

Os filmes “Comeback” e “Para ter onde ir” serão exibidos na Première Brasil

A O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, marca presença no maior evento anual de filmes e entretenimento da América Latina, o Festival do Rio e o RioMarket. O Festival está em sua 18ª edição e acontece entre os dias 06 e 16 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. O diretor Igor Kupstas, da O2 Play, participa de uma mesa de negócios, onde será discutido o tema “O que são agregadores de VOD?”, além disso, a distribuidora também tem participação na Première Brasil com os filmes “Comeback”, do diretor Erico Rassi, e “Para ter onde ir”, da diretora Jorane Castro.

O Festival do Rio tem realização do Cinema do Rio e do Cima - Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, responsáveis pela produção do Festival, realização da Première Brasil e pelo RioMarket, maior mercado do audiovisual da América Latina. Este ano, serão exibidos 250 filmes de mais de 60 países, espalhados por 15 mostras em cerca de 20 locais diferentes de exibição pela cidade, entre os filmes selecionados, 35 longas e 13 curtas são brasileiros, além de receber profissionais do audiovisual para palestras, debates, rodadas de negócios e workshops no RioMarket.

A Première Brasil, uma das mostras mais aguardadas e concorridas do Festival, exibirá produções de novos diretores e consagrados, com filmes dos mais variados enfoques e regiões do país. O público poderá escolher o melhor filme nas categorias: ficção, documentário e curta através do voto popular e o júri oficial, composto por expoentes da cinematografia nacional e internacional, elegerá as demais categorias. Os filmes selecionados entre longas e curtas, ficções e documentários, estão distribuídos nas categorias Competitiva, Hors Concours e Novos Rumos.

A O2 Play participa com o filme “Comeback” que concorre aos grandes prêmios do festival, como o Troféu Redentor. O longa é uma ficção do diretor Erico Rassi e retrata a história de Amador, um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo. Solitário e amargurado, coleciona em um álbum os recortes de jornal de seus crimes antigos. Após várias humilhações, ele vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca, enquanto tenta voltar à ativa. O premiado diretor Erico Rassi iniciou sua carreira em 2003 com o curta-metragem “Sexo com objetos inanimados” e durante sua trajetória cinematográfica ganhou mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, com destaques para os filmes “Milímetros” (2009), “Curta de adeus” (2010) e “Tiro pela culatra” (2011). O filme “Comeback” é o seu primeiro longa-metragem como diretor. Acesse o link do filme no festival: (http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/comeback)

Outro destaque da O2 Play, é o longa da cineasta paraense Jorane Castro, “Para onde ir” que está entre os selecionados na categoria Novos Rumos, que a cada ano conquista o público e se consolida como um espaço aberto à diversas linguagens cinematográficas. O filme conta a história de três mulheres com diferentes visões sobre a vida e o amor, que seguem juntas em uma única viagem, partindo de um cenário urbano para outro, onde a natureza bruta prevalece. Eva, mulher madura e pragmática, convida para a sua jornada a amiga Melina, uma mulher livre e sem compromissos, e Keithylennye, uma jovem ex-dançarina de tecnobrega. No caminho, os acontecimentos vividos separadamente pelas três revelam as incertezas e os diferentes sentidos daquela viagem para cada uma delas. A diretora Jorane Castro morou e estudou em Paris e ao voltar ao Brasil realizou obras na Amazônia. Acesse o link do filme no festival: (http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/para-ter-onde-ir)

RioMarket

O diretor Igor Kupstas, da O2 Play, participa de uma mesa de negócios com o tema “O que são agregadores de VOD?” que acontece no dia 07 de outubro, às 17h. A mesa conta ainda com a participação do diretor João Macabeu Worcman, da Synapse Produções; o moderador da mesa será o diretor Fábio Lima, da Sofá Digital. Os participantes elevam o debate sobre a demanda de digitalização, licenciamento de conteúdo, modelo de terceirização sobre as plataformas de VOD.

O RioMarket é a área de mercado e negócios do Festival que traz profissionais importantes da indústria audiovisual brasileira e internacional, assim como empresas do setor que participam, de forma ativa, em seminários, Keynotes, Workshops e Rodadas de negócios. Para um maior aproveitamento, este ano a programação será dividida em quatro mercados segmentados: RioMarket TV, RioMarket Film, RioMarket Fashion & Film e RioMarket Advertising. Acesse o link do RioMarket (http://www.riomarket.com.br/)

Sobre a O2 Play

A parceria da O2 Play com a Apple se fortalece cada vez mais, a O2 Play atua como uma distribuidora digital e trabalha seus filmes em todas as janelas, do cinema à TV, mas o que difere a O2 Play de outras distribuidoras é que ela busca parceria nas plataformas de VOD, como iTunes, Netflix, Google Play, tanto na parte da gestão de direitos como na adaptação digital do conteúdo, o chamado encoding. “Nosso diferencial está na curadoria. Temos uma relação próxima com os produtores e as plataformas, sempre com o intuito de melhorar a exposição e posicionamento dos filmes. Não apenas arremessamos o conteúdo, pensamos os filmes e as melhores campanhas”, argumenta Igor Kupstas, diretor da O2 Play.

BIOGRAFIA O2 PLAY

Distribuidora e distribuidora digital, a O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2. Em atividade desde 2013, a O2 Play lançou em cinema filmes como CIDADE CINZA, da Sala 12, com os grafiteiros Os Gêmeos, LATITUDES, com Alice Braga e Daniel de Oliveira, JUNHO - O MÊS QUE ABALOU O BRASIL, da Folha de S.Paulo, A LEI DA ÁGUA, de André D’Elia com produção de Fernando Meirelles, A BRUTA FLOR DO QUERER, vencedor de 2 prêmios em Gramado, e ENTRE NÓS, A NOITE DA VIRADA e ZOOM, estes de produção da O2 Filmes em co-distribuição com a Paris Filmes.

A O2 PLAY é um agregador de iTunes, Google Play, Netflix, Now e outras plataformas de VOD, e realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional. A O2 PLAY teve seis longas escolhidos pela Apple como "Os Melhores Filmes do Ano” entre 2014 e 2015. Em abril de 2016, Fernando Meirelles se tornou o primeiro curador do iTunes do mundo, confira em itunes.com/fmeirelles