Maior projeto de reuso de água do Hemisfério Sul completa mais de três anos desde sua inauguração

• Escrito por  Dm Imprensa
  • Publicado em Demais

Há mais de três anos desde sua inauguração, o Projeto Aquapolo é o maior empreendimento de produção de água de reuso do Hemisfério Sul - para fins industriais - e o quinto maior do planeta. Como um dos projetos mais inovadores do país, tem a responsabilidade socioambiental e desenvolvimento econômico fornecendo 650 litros de água de reuso no abastecimento do ABC Paulista.

A B&F Dias, fabricante brasileiro especializado em sistemas de aeração por ar difuso com atuação internacional, forneceu um sistema completo de aeração removível com membranas tubulares de alto desempenho, e uma tubulação de interligação em aço inoxidável.

“O projeto está operando desde 2012, sem qualquer tipo de interrupção e com ótima eficiência, tudo dentro da performance projetada inicialmente”, explica Fernando Rubino, da CDN Comunicação, assessoria do projeto.

O reuso industrial é produzido a partir do esgoto tratado. O efluente seria devolvido à natureza nas condições exigidas pela legislação, com isso a água passa por um novo tratamento complementar, com tecnologia de ponta, que inclui membranas de ultrafiltração e osmose reversa. Essa iniciativa possibilitou que a Sabesp aumentasse a oferta de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo, pois o volume usado no Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, foi substituído pela água de reuso. Aproximadamente 900 milhões de litro de água tratada deixaram de ser usadas e em média a água de reuso é 50% mais barata que a potável.

Hoje o Aquapolo produz 650 litros por segundo, no qual a maior parte já é consumida pelas empresas do Polo, restando cerca de 15% desse volume para a comercialização via adutora ou caminhão pipa.

“Fazer parte desse projeto foi uma honra devido sua grandeza e importância para todo o país. O Aquapolo além de inovador, já ganhou várias premiações e é um divisor de águas em gestão de água de reuso. Sempre buscamos oferecer aos nossos clientes qualidade e excelência para que seus projetos sejam efetivos, sustentáveis e promissores”, explica o gerente de contratos, Bruno Dinamarco.

Sobre a B&F Dias

A B&F é a maior empresa de sistemas de aeração por ar difuso na América Latina, com mais de 2500 plantas de tratamento de efluentes fornecidas em diversos países e, representante oficial da tecnologia Cleartec® no Brasil.