Coop alcança mais de 30% de economia de energia

• Escrito por  Rosa Pellegrino
  • Publicado em Demais

Unidades de Tatuí e São Bernardo do Campo da Cooperativa de Consumo adotam solução de controladores exclusiva da Danfoss

Maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop segue na contramão da crise econômica. A rede, que emprega 5.300 pessoas e possui 29 supermercados, dez drogarias de rua e três postos de combustíveis, em sua maioria na região do ABCD e no interior paulista, investiu R$ 70 milhões em 2015 e alocará mais R$ 110 milhões em 2016 em expansão e projetos de reforma e revitalização das unidades.

Boa parte deste investimento é direcionada para a cadeia do frio e, principalmente, para novas tecnologias capazes de economizar energia, um dos maiores custos de operação da rede. “Em 2015, o custo de energia elétrica aumentou 51%, mesmo com contratos de compra de energia no mercado livre, e representou despesa superior a R$ 20 milhões”, revela o gerente de manutenção, Marco Antonio Feresin.

Em 2015, a Coop inaugurou sua loja mais moderna e sustentável, na cidade de Tatuí, no interior de São Paulo. Entre os diferenciais da unidade, que ocupa um prédio histórico tombado, está o uso de CO2 no sistema de congelados, propileno glicol no de refrigerados, os balcões fechados, iluminação LED em todas as instalações, inclusive nas câmaras frias, e motores eletrônicos. O sistema de ar condicionado aproveita a entalpia favorável do ar externo para redução do consumo de energia e dispõe de captação da água de condensação para reúso. Outra novidade é o estacionamento com sistema de controle da concentração de monóxido de carbono, vagas sinalizadas e um sistema de ventilação por indução, que garantem a qualidade do ar.

Também no ano passado, a unidade Joaquim Nabuco, localizada em São Bernardo do Campo, passou por um completo retrofit. Somente na área de refrigeração, o aumento da área instalada foi superior a 190%. “Passamos de 102m para 117m lineares de gabinetes refrigerados, de 124m2 para 260m2 nas áreas de câmara de refrigeradas, de 65m para 74m lineares de ilhas congeladas, de 40m2 para 67m2 nas áreas de câmaras congeladas, além de inserirmos 152m2 de áreas climatizadas de preparos. Todos os novos projetos são pensados para privilegiar a cadeia de refrigeração, sobretudo a questão da retaguarda, isto é, receber, estocar e processar melhor”, descreve Feresin.

Para ambas as lojas, a Danfoss, em projeto desenvolvido em parceria com a Plotter Racks, forneceu um conjunto de controladores para automatização dos sistemas de refrigeração e ar condicionado, entre os quais os racks de refrigeração, os condensadores, as câmaras frias, os balcões refrigerados e as áreas de preparo, além do sistema de climatização.

Esse conjunto de controladores é chamado de ADAP-KOOL®, tecnologia que busca atingir a eficiência máxima do sistema de refrigeração e, com isso, reduzir o consumo de energia, diminuir custos de manutenção e mitigar perdas. Assim como em projetos anteriores, a Danfoss forneceu as seguintes soluções: AK-SM 880, um gerenciador que fornece informações de forma remota via PC ou APP da planta; e AK-CC, responsáveis por controlar balcões frigoríficos, câmaras frias e geladeiras.

De acordo com o engenheiro da Coop, a economia de energia com a adoção de novos sistemas de refrigeração e controles é superior a 30%. “Não é só a economia de energia. Com as novas tecnologias, reduzimos o custo de manutenção e de perdas. O investimento se paga em dois anos facilmente”, crava Feresin.

Considerando que pelo menos 70% do custo da energia vêm de refrigeração e ar condicionado, o próximo passo, de acordo com o gerente de manutenção, é a implantação de departamento de monitoramento. “A ideia é acompanhar em tempo real todos os sistemas de refrigeração e detectar no ato caso algo saia do parâmetro, para que seja tomada a medida rapidamente, evitando perdas e consumo desnecessário de energia.”

A parceria entre a Coop e a Danfoss já existe há pelo menos sete anos. “As soluções da Danfoss sempre atendem as nossas necessidades. O interessante é que vamos evoluindo junto com as tecnologias, que vão se aprimorando e alcançando cada vez maiores níveis de excelência.”

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 23.400 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.