Campanha do Observatório do Terceiro Setor mostra que metade da população desconhece os Direitos Humanos
Com o tema “Direitos Humanos são direitos de todos”, a ação de conscientização já alcançou mais de 560 mil pessoas no Facebook.
Em seus primeiro mês nas redes sociais, a campanha lançada pelo Observatório do Terceiro Setor em sua página no Facebook, “Direitos Humanos são direitos de todos”, aponta um cenário bem significativo do momento brasileiro: 50% das pessoas que participaram da campanha desconhecem o conceito dos Direitos Humanos.
A campanha está no ar desde o dia 22 de agosto e já alcançou mais de 560 mil pessoas. Entre as reações aos diversos posts com imagens chamando atenção para as questões humanitárias, as reações têm se equilibrado entre pessoas moderadas nos comentários, aceitação à campanha, de um modo geral, bem positiva e alguns comentários que ilustram o senso comum em relação aos direitos humanos, mas também muito desconhecimento.
O tema foi lançado pelo Observatório na sequência da campanha “EU ME IMPORTO”, que atingiu mais de 1.500.000 pessoas. “Percebemos a importância dos direitos humanos nas redes sociais. O assunto ainda é desconhecido pela maioria da população, sobretudo dos jovens que interagem nas redes”, ressalta o idealizador do Observatório, o jornalista Joel Scala.
Diante desta realidade, foi lançada uma nova campanha: Direitos humanos são direitos de todos. E os resultados apontados na campanha anterior foram confirmados: há um grande desconhecimento e ausência de uma cultura voltada para os direitos humanos.
Para Joel, este é um problema que só poderá ser solucionado com políticas públicas nas escolas e universidades, além de uma campanha esclarecedora nos veículos de comunicação. “Nossa sociedade precisa entender que temas como educação, saneamento, saúde, segurança, moradia, tudo faz parte dos direitos humanos.”
O Observatório do Terceiro Setor tem investido nesta ideia e colocado os Direitos Humanos como tema principal na cobertura dos projetos realizados pelas entidades de interesse social. Além das redes sociais, o Observatório tem abordado o tema em seu site www.observatorio3setor.com.br e em seus programas de rádio (na Trianon AM, às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h, e TV – canais TV ABERTA DE SÃO PAULO, às quartas-feiras, à meia-noite, e nos canais: 9, DA NET, 8, DA VIVO-FIBRA, e 186, DA VIVO.
O Observatório
O Observatório do Terceiro Setor é um grupo de comunicação que visa promover a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, por meio de seus canais: um programa transmitido ao vivo no portal do Observatório; um programa na Rádio Trianon AM 740; um programa de televisão, exibido na TV Aberta São Paulo, nos canais 9 da NET, 8 da Vivo Fibra e 186 da Vivo; o portal e as mídias sociais, Facebook e Instagram.
Em todos estes canais, o Observatório divulga e promove o trabalho realizado por organizações não governamentais, associações e fundações que compõem o Terceiro Setor e temas relacionados.
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