TOKIO MARINE SEGURADORA

NASA Research e BSN medical fecham acordo de colaboração exclusiva

  • Escrito por  Way Comunicações
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Parceria busca solução para a intolerância ortostática causada em astronautas após longas missões espaciais, e que provocam aceleração dos batimentos cardíacos, baixa pressão, tonturas e até desmaios

A BSN medical, uma das líderes globais no mercado internacional de saúde, especializada nas áreas de Terapia Compressiva, Tratamento de Feridas e Ortopedia não invasiva, firmou parceria exclusiva com a NASA Research para o desenvolvimento de uma tecnologia para roupas especiais com compressão, a fim de assegurar a proteção dos astronautas contra a intolerância ortostática – reação comum que ocorre em pilotos e tripulantes de naves espaciais após voos no espaço, quando retornam à Terra, e que causa aceleração dos batimentos cardíacos, baixa pressão, tonturas e até desmaios, ao ficarem de pé.

Astronautas que vão ao espaço, mesmo que por pouco tempo, precisam se adaptar fisiologicamente e isso traz consequências quando eles regressam à Terra, como mudanças no equilíbrio, na coordenação, na força muscular e no volume e pressão sanguínea. Isso pode afetar sua habilidade em tarefas básicas, como ficar em pé e caminhar. De acordo com um estudo realizado com astronautas veteranos, cerca de 83% dos que permaneceram mais de um mês no espaço sentiram esses efeitos durante avaliações pós-missão.

Desde 2009, cientistas do Laboratório Cardiovascular e de Visão do Centro Espacial Johnson, da NASA, têm examinado a utilidade de diferentes tipos de meias de compressão JOBST®, da BSN medical, como uma defesa contra a intolerância ortostática pós-missão espacial. Esse trabalho levou engenheiros da BSN a desenvolver uma roupa customizada de três peças, até a cintura, com tecido compressivo e elástico. A eficácia da roupa foi comprovada em testes feitos com pessoas saudáveis que permaneceram deitadas por 14 dias, como se estivessem em um ônibus espacial, e com astronautas que passaram por missões de duas semanas. Os resultados positivos foram publicados em algumas revistas científicas, incluindo o relatório de M.B. Stenger, et al., na Aviation, Space, and Environmental Medicine.

Hoje, a roupa de três peças da JOBST tem sido testada em astronautas que retornam de missões de quatro a seis meses na International Space Station (ISS), como parte de um estudo de campo conjunto entre a NASA e a Rússia. Ao pousar no Cazaquistão, a tripulação é levada a uma tenda médica para trocar os trajes de astronauta pela roupa de compressão JOBST, e seguir o protocolo do estudo de campo. O teste no local do pouso inclui levantar-se rapidamente de uma cadeira, parar por 3,5 minutos em posição ereta, andar em linha reta, andar em um caminho com pequenos obstáculos e teste de posturas. Apesar de só alguns astronautas terem usado a roupa de compressão JOBST durante esse teste de campo, os resultados observados até agora são promissores. Evidências conclusivas serão divulgadas depois de o estudo ser finalizado.

Os cientistas planejam testar em 15 astronautas antes de decidir adotar a roupa de compressão JOBST como padrão. No futuro, essas roupas poderão ser utilizadas pela tripulação nas viagens para a ISS, assim como para Marte e outros locais no espaço. Antes da decolagem, a vestimenta é customizada para cada um dos astronautas participantes do estudo, levando em conta mudanças moderadas no seu peso e tamanho, que podem ocorrer durante longos períodos no espaço.

“Nossa equipe está muito feliz por trabalhar tão próxima da NASA”, disse o vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento Estratégico na BSN medical, Felix Dahm. “Missões espaciais causam stress fisiológico significativo aos astronautas. Nossa tecnologia de compressão gradiente tem aliviado os efeitos da intolerância ortostática após voos espaciais em estudos recentes. Temos um time de engenheiros de classe mundial que está comprometido com a melhoria contínua das terapias compressivas – uma especialidade que também ajuda a prevenir certos efeitos adversos advindos com os voos espaciais”, completou.

A pesquisa da NASA com as roupas JOBST também poderá ajudar outras pessoas que enfrentam problemas como a intolerância ortostática, uma vez que essas roupas desenvolvidas para os astronautas podem ser uma promessa de tratamento para quem sofre regularmente com queda de pressão repentina aqui na Terra.

Viagem ao espaço e pouso na Terra: seus efeitos no corpo humano

Ao entrar no espaço, um ambiente sem força da gravidade, o sangue do astronauta move-se de suas pernas para a parte superior do corpo e para a cabeça, e o volume de sangue em seu corpo diminui nas primeiras 24 horas. Quando retorna à Terra, o sangue volta para a parte inferior do corpo e os mecanismos que a pessoa possui para bombear seu sangue ao coração não são tão eficientes. Por isso, 20% dos astronautas de ônibus espacial têm queda de pressão no momento de regresso, e mais de 60% dos astronautas da ISS podem experimentar essa reação, que causa tontura e fraqueza. A recuperação dos efeitos pode levar vários dias ou semanas, dependendo da duração de sua missão no espaço e de cada indivíduo.

Sobre a BSN medical

Uma das líderes globais no mercado internacional de saúde, a BSN medical é especializada nas áreas de Terapia Compressiva, Tratamento de Feridas e Ortopedia não invasiva. A empresa se concentra no desenvolvimento de produtos de classe mundial que oferecem soluções de alta qualidade para pacientes e profissionais da saúde.

Para atender às demandas do mercado por tratamentos mais eficientes e de menor complexidade e custo, a BSN associa seu amplo portfólio de soluções para Tratamento de Feridas, Doenças Vasculares e Ortopedia não invasiva com excelentes competências tecnológicas. A empresa oferece a médicos, enfermeiros e farmacêuticos soluções terapêuticas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo