Filósofo Mário Cortella encanta mais de duas mil pessoas com seus conhecimentos

• Escrito por  Liliani Bento
  • Publicado em Demais

O próximo evento do Ciclo de Palestras, organizado pela UniSagres, será dia 22 de novembro, com o Professor Marins

A sorte segue a coragem. Simples assim. De acordo com o filósofo Mário Cortella, que palestrou para mais de 2 mil pessoas nos dias 27 e 28 (terça e quarta-feira), no Clube Ariribá, em Balneário Camboriú, tudo na vida é uma questão de posicionamento, de foco e coragem para tomar as decisões. Em momentos turbulentos, como as crises econômica e política que o País vem passando nos últimos dois anos, todos têm dois caminho a seguir: sentar e chorar, se lamentar, ou levantar e seguir em frente, mudar e atender o que o mercado está pedindo.

Quem escolhe a segunda opção, trabalha, estuda, acorda cedo ou vai dormir tarde porque estava planejando seu futuro. “E quando as pessoas alcançam seus objetivos dizem que ele teve sorte. Sorte? Por isso digo que a sorte segue quem tem coragem de se reinventar e seguir em frente.” O evento, que deu uma chacoalhada no público, integra o Ciclo de Palestras 2016, promovido pela UniSagres (Universidade Corporativa Dom Henrique de Sagres).

Após o sucesso da palestra de Mario Sergio Cortella, a Unisagres e as entidades empresariais de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema renovaram a parceria para trazer mais um evento de sucesso à região ainda este ano. No dia 22 de novembro, às 19h30, no Clube Ariribá, o Ciclo de Palestras apresentará o tema “Inovar para vencer: ninguém segura o amanhã”, com o renomado consultor e empresário Luiz Marins (Professor Marins). O primeiro lote de ingressos estará à venda a partir da próxima semana.

Cortella

Durante cerca de uma hora e meia o filósofo discorreu sobre a importância de estar preparado para as mudanças, mas também saber inovar o que é antigo. Segundo Cortella, muita coisa chamada de antiga tem o seu valor nos tempos atuais, quando ninguém tem mais paciência para mais nada. Um exemplo foi a sua palestra, expositiva, sem uso de recursos audiovisuais e tecnologia. Todos prestaram atenção porque o assunto interessava. “Inovação também é a vitalidade do antigo”, afirma.

Outro exemplo da inovação do antigo, segundo Cortella, é que a Amazon, conhecida por ser uma livraria digital, ajudou o autor a vender muito mais livros impressos. “Ninguém imaginaria isso, mas em plena era tecnológica, de mundo virtual, eu estou vendendo mais livros impressos. A própria Amazon registra que 70% das suas vendas é de livros impressos.”

Para o filósofo isso só mostra que as inovações são necessárias, porém, tem coisas chamadas de “antigas” que permanecem, mas de forma diferente. O mundo digital ajuda a divulgar mais os livros e as pessoas compram o impresso. Quem dizia que o mundo impresso iria acabar, enganou-se. Todavia, teve que passar por transformações para se manter no cenário atual. “Assim é conosco. Temos que preservar nossos conhecimentos, mas estar preparados para as mudanças. Nesse novo cenário não há mais lugar para quem diz: eu sou assim e não vou mudar, ou sempre fiz assim e deu certo. O mundo não tem mais lugar para esse tipo de profissional”, avalia.

Cortella encerrou a palestra enaltecendo a coragem e criatividade das entidades empresariais da região (CDLs, Associações Empresariais e Sinduscon), que uniram forças para viabilizar a sua palestra na região, oportunizando o conhecimento a milhares de pessoas. “Essas entidades entenderam que, em um mundo de mudanças, o maior risco é achar que se está pronto. É preciso mudar junto, entender que a sorte segue a coragem."

Próximo evento do Ciclo de Palestras

A palestra do Professor Marins segue com o mesmo objetivo da do filósofo Cortella, de oferecer oportunidades de aprendizagem que atendam às demandas das empresas e das pessoas, com foco na inovação e na excelência. A promoção conta com a parceria operacional do IEDUC – Instituto de Educação Corporativa. As entidades apoiadoras são a ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), ACII (Associação Empresarial de Itajaí), ACIN (Associação Empresarial de Navegantes,ACITA (Associação Empresarial de Itapema), CDL Balneário Camboriú, CDL Itajaí, CDL Navegantes, CDL Itapema (Câmaras de Dirigentes Lojistas), o Sinduscon BC (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Balneário Camboriú e Camboriú) e o Secovi SC (Sindicato da Habitação).