Poup Aqui foca no interior de São Paulo para expandir unidades

• Escrito por  Fatos&Ideias Comunicação
  • Publicado em Demais

Rede farmacêutica aposta no negócio que é imune a crise para conquistar investidor

O setor farmacêutico está em alta e o sistema de franquias representa uma boa oportunidade para quem deseja abrir o seu próprio negócio. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o segmento cresceu 0,7% de janeiro a maio de 2016. Apesar de tímida, a expansão é considerada favorável porque, mais uma vez, representa o único resultado positivo do varejo no período.

A rede de franquias, Drogarias Poup Aqui, vem colhendo os frutos e contribuindo para o desenvolvimento do setor. A marca que estreou no franchising em 2015, já conta ao todo com 15 unidades e tem a perspectiva de inaugurar mais cinco até o final deste ano, e 50 em 2017. Para isso, uma das regiões escolhidas foi o estado de São Paulo, mais especificadamente, o interior. A rede pretende inaugurar todas as operações nesta localidade.

Interior a favor

No Estado de São Paulo tem acontecido um movimento de interiorização de franquias muito grande. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de unidades foi de 10.549 mil em 2014, para 11.115 mil no ano passado, o que representa crescimento de 5,4,%. A atratividade dos arranjos econômicos nos municípios do interior está entre os focos de interesse.

Para Evandro Rodrigues, diretor executivo da Poup Aqui, esses dados demonstram que a região é um ótimo campo de investimento para o setor farmacêutico. “Além do potencial econômico, o estado tem uma pulverização enorme de municípios, o que facilita a expansão do modelo de negócio. Além disso, há maior concentração de renda de empresários e investidores, logística muito boa o que facilita a operação no dia a dia, a facilidade de acesso, controle pela distância dos pontos de vendas, visibilidade e público consumidor”, fala.

Entre as cidades que estão na mira da franqueadora, Evandro cita: São José do Rio Preto, Barretos, São Carlos e Bauru. “Estamos concentrados na região de Rio Preto. Nossa meta é expandir a marca num raio de 200 KM para facilitar deslocamento e implantação das unidades, além de facilitar o investimento em marketing”, falou.

Apesar da crise atual, a rede tem vivido um bom momento, após encerrar 2015 com crescimento de 100% em relação ao ano anterior, espera de 2016 resultados ainda melhores. “Nosso modelo de negócio tem sustentação em qualquer cenário. E a crise, conta a favor. O consumidor está valorizando muito onde e com que gastar. Como temos uma política de vender mais barato, acabamos atraindo o cliente que busca o melhor preço”, detalha Evandro.

A médio e longo prazo, o empresário explica que pretende expandir a rede regido principalmente pelas questões: segurança e qualidade. “Não temos um plano ambicioso de fazer a marca crescer muito rápido, buscamos um crescimento orgânico e com muita qualidade. Não basta o candidato tem o investimento, existem vários critérios pelos quais prezamos para construir um grupo sólido e com consistência”, explica o diretor.

O principal plano é fazer a marca se estabelecer como referência em preço baixo no mercado. “Além disso, nossa maior proposta é oferecer aos investidores uma marca forte e muito rentável. No mercado, o resultado líquido não ultrapassa 6%, inclusive entre as grandes redes, já o nosso modelo tem gerado quase o dobro dessa rentabilidade”, finalizou o empresário.

PoupAqui Drogarias

A Rede de franquias PoupAqui Drogarias está no mercado desde 2014 e no franchising desde 2015. Com o plano de expansão focado no Estado de São Paulo, a rede já possui 15 unidades vendidas e em funcionamento. Com investimento a partir de R$ 180 mil, prevê um retorno de investimento de 24 a 36 meses. A farmácia proporciona uma estrutura compacta e muito competitiva oferecendo um mix de produtos inteligente e estratégico para os consumidores das classes C/D.