Laticínio Scala automatiza novo CD em Minas Gerais com projeto da ULMA Handling Systems

• Escrito por  Andréa Espírito Santo
  • Publicado em Demais

Sistema logístico de alta complexidade para armazenagem e separação de pedidos a baixas temperaturas será entregue em meados de 2017

A ULMA Handling Systems (www.ulmahandling.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de sistemas automatizados para movimentação e armazenagem de materiais em parceria com a renomada empresa japonesa Daifuku, está implantando um completo sistema de armazenagem e preparação de pedidos para o Laticínio Scala, fabricante de queijos, requeijões e manteigas da marca Scala. O armazém automatizado será entregue em meados de 2017 e está sendo instalado no primeiro centro de distribuição da empresa na cidade de Sacramento, MG.

Com amplo know how neste tipo de projeto e diversas instalações executadas com sucesso na Europa em empresas como Entrepinares (laticínios), Oblanca (avícola), Bonduelle (conservas e congelados), este é o primeiro projeto de ULMA no Brasil para a indústria alimentícia e em ambiente de temperatura controlada – as temperaturas do armazém vão oscilar entre 2°C e 4°C, a área de picking, entre 8°C e 10°C e a área de expedição, entre 12°C e 14°C.

“Decidimos pela construção do CD e pela automatização por dois motivos: a necessidade de liberar espaço na área fabril, onde são estocados atualmente os produtos acabados, e aumentar a eficiência da armazenagem e da preparação de pedidos”, destaca Darley Ferreira, coordenador de Processos e Projetos, e responsável pelo desenvolvimento do projeto no Laticínio Scala, explicando ainda que a estocagem é totalmente convencional, com blocagem de paletes.

A solução

“Além de queremos incrementar nossos processos logísticos, o crescimento de nossa presença no mercado, em torno de 10% ao ano, foi o que nos motivou a investir em uma solução que pudesse nos dar o controle e eficiência logística com elevados padrões de qualidade e frescor para nossos produtos”, destaca Ferreira. “Como não poderia deixar de ser, em nosso planejamento estratégico, a inovação é uma constante e esse projeto como um todo é um grande passo, inclusive para o setor”.

O projeto de ULMA Handling Systems para o Laticínio Scala envolve um sistema de alto desempenho para armazenagem e preparação de pedidos composto por um armazém equipado com transelevador de paletes Compact System, com capacidade para 1.400 paletes. Para a preparação de pedidos, o projeto envolve um sistema de separação de pedidos pick to belt, um modelo de separação em que os produtos são separados diretamente do palete, sendo colocados em uma pista transportadora de roletes de 150 metros.

“Essa separação é orientada por displays luminosos como os do pick to light, etiquetadoras automáticas e um classificador de caixas no final do processo”, explica Gustavo Cristófaro, gerente comercial da ULMA no Brasil. “O classificador terá capacidade para separação de 16 mil caixas por dia: toda a operação estará suportada pelo IK-LOG, o sistema de gestão de armazéns desenvolvido por ULMA, que fará interface com o sistema de gestão empresarial do Scala”.

O profissional destaca, ainda, que no Laticínios Scala a redução de perdas será efetiva graças ao software de gerenciamento de estoques que estará parametrizado para fazer o controle de FIFO (first in, first out) e de lotes de fabricação, fundamentais na indústria alimentícia. Quando estiver terminado, o CD, que terá 7.000m2 e abastecerá diretamente os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, operará com 70% de capacidade e atenderá o Laticínio Scala até o ano de 2021, quando poderá receber nova expansão, inclusive da área de armazenagem, que ainda comporta dois transelevadores extras.

Conheça os cases de sucesso da ULMA Handling Systems no canal multilíngue da empresa no YouTube: https://www.youtube.com/user/ulmahandlingsystems

ULMA Handling Systems

A ULMA Handling Systems (www.ulmahandling.com.br) é uma empresa a especializada no desenvolvimento de ampla gama de sistemas automatizados para movimentação e armazenagem de materiais em parceria com a renomada empresa japonesa DAIFUKU. No Brasil desde 1997, ULMA Handling Systems tem em seu portfólio sistemas de separação de pedidos, armazenagem automatizada, ASRS, Miniloads, movimentação e classificação automatizada, carrossel vertical, carrossel horizontal, sistemas para fim de linha ou paletização automatizada e softwares para gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management).

Com uma equipe de 250 colaboradores e presença na Espanha, França, Brasil e Chile, desenvolve seus serviços desde o projeto e o planejamento de uma solução logística até o serviço de pós-venda e reengenharia, processos desenvolvidos em conjunto com o cliente. É uma empresa certificada ISO 9001:2000, ISO 14.001:2004 e OSHAS 18.001:2007.

Principais clientes: Rogê Distribuidora, EBF, Acrilex, Belenus, Hitachi, Danone, VAZ, Cofema, Ecopads, Fujifilm, SMC, Columbia, Omron, Bufalo, Stam, Pão de Açúcar, Nespresso, Brandili.