Rússia fecha novos acordos para desenvolvimento nuclear

• Escrito por  Olívia Vicente
  • Publicado em Demais

Ao mesmo tempo em que ocorre a 60ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na Áustria, a estatal russa de energia nuclear, Rosatom, fechou importantes acordos com Cuba, Tunísia, Jordânia e Finlândia, entre ontem e hoje (26 e 27 de setembro).

Com Cuba e Tunísia foram assinados documentos para o desenvolvimento pacífico da energia nuclear. Já com a Jordânia,houve um memorando focado em educação e capacitação de mão de obra para a implantação do programa de energia nuclear naquele país.

Com a Finlândia, onde a Rosatom está construindo a usina de Hanhikivi, foi fechado um acordo para medidas práticas de respostas rápidas em casos de acidentes, não apenas na usina, mas também com material radioativo.

Durante o evento da AIEA, o Instituto de Pesquisas de Reatores Atômicos da Rússia foi reconhecido pela agência como um centro internacional para reatores de pesquisas (ICERR, em inglês). O status, somente dado para duas instituições no mundo até hoje, vai permitir o aumento do intercâmbio e da transferência de conhecimento sobre esse tipo de reator e todas as soluções que eles podem gerar, em áreas diversas como medicina e agricultura.