Haras Vila dos Pinheiros foi o melhor criador da Bredeer's Cup 2016 do Cavalo Árabe

• Escrito por  Sta Press
  • Publicado em Demais

Centenas de pessoas prestigiaram um dos eventos mais importantes da raça árabe no Brasil

O Cavalo Árabe mostrou mais uma vez competições acirradas e vibrantes na Exposição Internacional da raça, realizada em Araçoiaba da Serra (SP), no centro hípico Marco Zero. A Breeder's Cup (Copa dos Criadores) promoveu o encontro dos melhores criatórios e adoradores do Cavalo Árabe, com mais de 50 animais em pista e visitantes de diferentes nacionalidades.

Na Breeder's Cup, o haras Vila dos Pinheiros, de Jaime Pinheiro (Indaiatuba, SP), foi o melhor criador da competição ao totalizar 983 pontos na soma de todos seus animais que passaram pelo crivo dos cinco jurados. O criador, atualmente, é considerado o melhor criador e expositor da raça árabe no Brasil, de acordo com o ranking de 2015 da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

Após o termino das competições da Breeder's Cup, houve um coquetel para a entrega dos troféus ao Premium Cup (animal mais pontuado) e aos cinco criadores de maior pontuação da prova. O Premium CUP foi para o potro Dominus Arabco, de Sylvio Barbosa Neto, do haras Rancho Arabco, de Nova Lima (MG).

Para Sylvio Barbosa Neto, criador de Dominus Arabco, Premiun CUP, o prêmio é extremamente gratificante: “Para nós do Rancho Arabco é um motivo de muito orgulho ganhar o Premiun Cup, pois reforça que o nosso trabalho com o Cavalo Árabe está voltado para a funcionalidade. Ficar em segundo lugar como o melhor criador para nós também é um resultado bastante expressivo, pois retomamos a nossa criação há apenas cinco anos”, comemora Sylvio Barbosa Neto, proprietário do potro campeão.

Ainda durante a confraternização, os cinco melhores criadores da Breeder's receberam seus respectivos troféus, foram eles: haras Vila dos Pinheiros (Indaiatuba,SP), haras Rancho Arabco (Nova Lima, MG), haras Arco Azul (Franca,SP), haras Sahara (Matozinhos, MG) e haras Santo Antônio da Bela Vista (Itapetininga, SP).

Comprovando a qualidade dos animais de genética e criação brasileira que passam pela Breeder's, TS KHIDAM EL SHAWAN, que competiu na pista do Marco Zero, foi recentemente comercializado para o exterior. O cavalo foi criado por Toni Salloum, do haras Arco Azul, de Franca (SP). O animal ainda foi o grande campeão cavalo pela exposição internacional, que aconteceu posteriormente à Breeder's Cup.

O próximo compromisso do Cavalo Árabe será em Artur Nogueira (SP), nos dias 08 e 09 de outubro de 2016, na 9ª ExpoÁrabe da cidade. Será a última seletiva para os criadores garantirem presença dos seus animais na 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, programada para os dias 16 a 20 de novembro de 2016, em Indaiatuba (SP).