Síria: CICV aumenta ajuda em meio a intenso confronto na província de Aleppo

• Escrito por  Sandra Lefcovich
  • Publicado em Demais

À medida que a situação humanitária se agrava no norte da Síria, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou que está aumentando a ajuda para as pessoas encurraladas pela última onda de violência.

Estima-se que cerca de 50 mil pessoas foram deslocadas, principalmente no norte da província de Aleppo, devido aos recentes enfrentamentos. Algumas rotas de abastecimento, usadas para levar ajuda, foram fechadas.

O CICV trabalha em parceria com o Crescente Vermelho Árabe Sírio, que está entregando grande parte da nova ajuda, incluindo alimentos e água.

"O confronto coloca muita pressão sobre os civis. As temperaturas são extremamente baixas e, sem um abastecimento adequado de alimentos, água e abrigo, as famílias deslocadas estão tentando sobreviver em condições muito precárias", afirmou a chefe do CICV na Síria, Marianne Gasser, que está agora em Aleppo.

Nos últimos dias, foram distribuídos alimentos para dez mil pessoas. Também foram enviados tanques de água para uma área no norte de Aleppo, aonde estima-se que dez mil pessoas deslocadas chegaram. Mais ajuda, incluindo remédios, serão entregues nos próximos dias.

O aumento na intensidade dos confrontos também impactou gravemente na vida dos civis na cidade de Aleppo, cuja rede de abastecimento de água foi interrompida. A população agora depende integralmente dos mais de cem pontos de água estabelecidos pelo CICV, pelo Crescente Vermelho Árabe Sírio e pelas empresas locais de água. Há uma escassez geral de combustível e eletricidade.

"A situação é extremamente difícil para dezenas de milhares de pessoas devido aoaumento na violência. A situação já era desesperadora para muitas pessoas antes desta última onda de violência", acrescentou Gasser.

"É difícil chegar a muitas áreas devido ao confronto. Mas, junto trabalhando com o Crescente Vermelho Árabe Sírio e as autoridades e grupos locais, continuaremos fazendo o melhor e entregando mais ajuda nos próximos dias."