Hemorio volta ao ParkShopping Campo Grande para coleta de sangue

• Escrito por  Aline Gomes
  • Publicado em Demais

Unidade móvel estará no shopping na próxima sexta-feira

Devido ao sucesso da coleta móvel anterior, o Hemorio retorna ao ParkShoppingCampoGrande no dia 30.09, a partir das 11h, para os interessados em doar sangue. É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

A coleta de sangue pode durar até dez minutos. Antes disso, o doador tem que fazer um cadastro com documento oficial com foto e responder um questionário para que seja avaliada possível situação ou doença impeditiva. O doador também será examinado por um profissional de saúde para avaliação de pessoas com alto risco de transmissão de doenças pelo sangue. O Hemorio lembra que não há risco de contrair doenças doando sangue e que, após a doação, a pessoa receberá um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta.

Após a doação, serão realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e detecção de doenças transmissíveis pelo sangue e, posteriormente, será utilizado pela rede de hospitais públicos do Estado, principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc.), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

O Hemorio- Órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI’s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

SERVIÇO - DOAÇÃO DE SANGUE PARA HEMORIO
Data: 30 de setembro
Horário: a partir das 11h
Endereço: Estrada do Monteiro, 1200 - Campo Grande, Rio de Janeiro. Tel.: 2414-7417 - Call Center: 3003-4175.
Mais informações: Disque Sangue (0800 282 0708)