Pesquisa mapeia principais dificuldades das ONGs que atuam nas regiões da Grande São Paulo e Baixada Santista

• Escrito por  Fabio Souza
  • Publicado em Demais

Estudo da Fundação Salvador Arena aponta que quase metade das ONGs tem fraca ou média estrutura organizacional e dificuldades para se comunicar com o público de interesse

Uma pesquisa realizada pela Fundação Salvador Arena com organizações não governamentais que atuam nas regiões da Baixada Santista e Grande São Paulo aponta que 46% delas têm média ou fraca estrutura organizacional e 50% têm dificuldades para se comunicar com o público de interesse de forma efetiva. As ONGs pesquisadas movimentaram mais de R$ 40,4 milhões em 2015, sendo 66% deste valor repassado por meio de convênios com os governos municipal, estadual e federal, 15% de doadores individuais, 10% de empresas e fundações, 7% do Programa Nota fiscal Paulista e 2% por meio de incentivos fiscais.

Sérgio Loyola, responsável pela pesquisa e gerente de projetos sociais da Fundação Salvador Arena, conclui que os resultados refletem a necessidade de profissionalização no terceiro setor brasileiro. “A maioria das ONGs pesquisadas está sobrecarregada no atendimento e sem tempo e para capacitação adequada. Os métodos utilizados não são eficazes e influenciam na captação de recursos, área em que 72% delas têm fraca ou média capacidade para atuar”, explica.

O estudo revela ainda que 55% das entidades captam recursos de maneira emergencial e, quando há um plano para captar, os resultados não são avaliados de modo técnico. “Falhas como estas podem comprometer o atendimento aos usuários e a sustentabilidade da ONG”, ressalta Loyola.

A pesquisa também analisou a estrutura institucional e organizacional das ONGs e apontou que 20% estão sem planejamento estratégico adequado ou atualizado e 35% afirmam não terem participação efetiva da diretoria na captação de recursos.

O estudo foi feito entre os dias 17 e 22 de junho deste ano com 25 entidades sem fins lucrativos que recentemente aceitaram participar dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Salvador Arena nas áreas de Gestão Profissional e Sustentabilidade Financeira. “O objetivo é oferecer oportunidades para que essas ONGs possam se reestruturar e aprimorar os serviços oferecidos com autonomia e profissionalismo. Além disso, os cursos estimulam a troca de experiências entre os participantes e estimula o trabalho em rede”, finaliza Loyola.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil, de direito privado e sem fins lucrativos criada em 1964 por Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico, para manter atividades voltadas à transformação social nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social. Nos últimos 15 anos, a entidade investiu mais de R$ 500 milhões em gratuidades. Em 2015, mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente. Parte dos recursos é aplicada em iniciativas de fortalecimento de organizações do terceiro setor. Reconhecida pelo modelo inovador de gestão, a Fundação Salvador Arena foi a primeira instituição filantrópica do Brasil a conquistar a Certificação ISO 9001. Em 2014, a Fundação recebeu medalha de ouro no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, premiação concedida às melhores organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo, na área de gestão.