Programa de incentivo à comunidade científica recebe inscrições até o dia 25 de setembro

• Escrito por  Nufarm/Brasil
  • Publicado em Demais

Ações de desenvolvimento têm investimento de R$ 3 milhões; trabalhos finalistas serão conhecidos no mês de outubro próximo

Uma das empresas-líderes do mercado mundial de agroquímicos, a Nufarm recebe até o dia 25 deste mês inscrições de projetos para o Desafio Nufarm, que está proposto na plataforma digital Sou Genial. Lançado este ano, o projeto de inovação tem objetivo de desenvolver e difundir soluções para a agricultura, sendo aberto a consultores e universidades. Desafio Nufarm é parte do programa TecNufarm de Integração com a Comunidade Técnico-Científica, e premiará trabalhos envolvendo o controle de plantas daninhas, principalmente na cultura da soja.

De acordo com o diretor executivo de marketing da Nufarm, Vitor Raposo, a coordenação do programa TecNufarm está a cargo de 17 cientistas e consultores. “Esse grupo vem trabalhando há dois meses, em parceria com alunos de universidades e outros pesquisadores, e tem à frente grandes desafios propostos pela Nufarm”, assinala Raposo.

O investimento anual nas ações de desenvolvimento da empresa, diz o diretor, será de R$ 3 milhões. Ele acrescenta que parcela significativa desse montante será destinada ao TecNufarm, que este ano está ancorado no emprego do herbicida de última geração Nufarm Zethamaxx®. O produto acaba de receber registro oficial para ser comercializado no Brasil.

Segundo Raposo, os pesquisadores participantes do 1º TecNufarm são ligados a empresas e entidades de pesquisa como Agrocon/Esalq, Agrocosmos, Assist Consultoria, Astecplan, Ceres Consultoria, Cooperativa Central Gaúcha, Embrapa Soja, Fundação ABC, Fundação Chapadão, Mercer Assessoria Agronômica & Pesquisa, Spray Drop, UEM, UENP, UNIRV e UPF.

“O Brasil conta com pesquisadores altamente capacitados para auxiliar a indústria e o agricultor na difusão de boas práticas agrícolas, bem como no melhor aproveitamento das tecnologias de ponta desenvolvidas pelo setor de agroquímicos”, complementa Raposo.

Ainda segundo Raposo, no futuro próximo outras parcerias do gênero serão estimuladas pela Nufarm, com base no portfólio de tecnologias que a empresa pretende lançar no mercado brasileiro, sobretudo nas áreas de produtos biológicos e tratamento de sementes.

A Nufarm informa que divulgará no mês de outubro próximo os nomes dos trabalhos finalistas do programa TecNufarm 2016. Acadêmicos e profissionais interessados em participar devem se inscrever pelo site www.sougenial.com.br. Os projetos vencedores serão premiados com a quantia de R$ 11,5 mil e seus autores visitarão uma das unidades da Nufarm.

Uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, a Nufarm foi fundada na cidade de Melbourne. Atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, além da unidade fabril de Maracanaú (CE), mantém oito centros de distribuição nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Em seu ano fiscal encerrado em julho último, a Nufarm movimentou acima de US$ 2 bilhões em vendas globais, sendo a América do Sul responsável por quase 30% desse montante. A expectativa da empresa para o mercado brasileiro é crescer entre 8% e 10% ao final de 2016, focada nas culturas de soja, milho, pastagem, cereais, hortifrútis, café e citros.